30.6.11

Conselho Comunitário de Segurança da AISP 27 será reformulado

Na última reunião do período 2010/2011 do CCS-AISP 27 – Conselho Comunitário de Segurança da Área Integrada de Segurança Pública 27, (Paciência, Santa Cruz e Sepetiba), que aconteceu no dia 28 de junho, no auditório do Conselho Distrital de Saúde, foi decidido à reformulação do colegiado, por falta de membros efetivos (representantes da sociedade civil), para compor a nova executiva. A decisão é a única forma encontrada para não deixar o conselho morrer e cumprir as regras estabelecidas na Resolução da Secretaria de Segurança, e desta forma abrir a participação de todos os representantes de organizações comunitárias, religiosas e sociais, empresários, profissionais liberais e moradores para a composição do novo CCS-AISP 27, dispensando a obrigatoriedade de número mínimo de presença nas reuniões do período anterior. O início deste processo, que será conduzido pelos membros natos, sido marcado para a reunião do CAFÉ COMUNITÁRIO, realizado mensalmente pelo 27º BPM, que no mês de julho, acontecerá no dia 13, quarta-feira, das 9 as 12h, na Casa SerCidadão, situada na Rua Fernanda, nº 140, Santa Cruz .
A decisão foi um consenso dos membros efetivos presentes e foi defendida pelo Dr. Anderson Ribeiro Pinto, titular da 36ª Delegacia de Polícia Civil, na qualidade de membro nato e teve o de acordo do Capitão PM Glauber, representando o 27º BPMERJ.

Serviço:
Reunião de reorganização do Conselho Comunitário de Segurança da Área Integrada de Segurança Pública 27, (Paciência, Santa Cruz e Sepetiba)
Dia: 13 de julho, quarta-feira,
Horário: 9 as 12h
Local: Casa SerCidadão, situada na Rua Fernanda, nº 140, Santa Cruz
Quem pode participar: Todas as pessoas que moram ou trabalham nos bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba


Paulo Mendonça


O que são os Conselhos Comunitários de Segurança - CCS

Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de comunicação entre a sociedade civil e as Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social.
A visão que a sociedade tem de segurança pública vem ultrapassando os limites de atuação das instituições policiais, sendo comum, em reuniões de CCS, demandas por melhoria de saneamento básico, da ocupação ordenada do espaço público, do cumprimento das posturas municipais, da prestação de serviços públicos de boa qualidade na saúde, na educação, na cultura, no esporte e no lazer da população, dentre outros temas.
Os CCS atuam numa determinada Área Integrada de Segurança Pública (AISP), têm as atribuições elencadas na Resolução SSP 781/2005, alterada pela Resolução SESEG 78/2007, e estão próximos dos Comandantes de Batalhões e dos Delegados Titulares, tanto nos Cafés Comunitários como nas reuniões mensais dos CCS.

Nesse contexto, os Conselhos Comunitários de Segurança identificam e analisam os problemas locais, propõem soluções e avaliam as respostas e/ou as soluções dos problemas demandados. A participação nas questões da segurança pública tem caráter consultivo e por isso, as observações, críticas, sugestões e propostas são consideradas pelos representantes das polícias não como obrigação de fazer, mas como uma contribuição relevante sobre os anseios da sociedade com relação a determinados assuntos, que podem ajudá-los, por exemplo, na tomada de uma decisão estratégica.
O trabalho desenvolvido pelos Conselhos Comunitários de Segurança pode ser percebido e reconhecido através da adesão crescente, de novos membros efetivos: representações de associações de bairro, de clubes de serviço, de sindicatos, do comércio, da indústria, de bancos, de estabelecimentos de ensino, dentre outras entidades públicas e privadas, além dos cidadãos que residem, trabalham ou estudam na localidade.
Ressalte-se, por fim que compete ao Instituto de Segurança Pública, além de outras atribuições, a implementação e o acompanhamento das atividades dos Conselhos Comunitários de Segurança, a promoção de capacitação aos novos integrantes de CCS, o fomento de maior integração entre os CCS e as Polícias Civil e Militar.

Fonte: ISP: http://www.isp.rj.gov.br/

21.6.11

Sociedade se reuniu com Prefeitura do Rio para achar solução para o trânsito em Santa Cruz




A reunião foi provocada pela ACISC, CCS-AISP 27 e Mídia Comunitária

No dia 16 de junho, na Casa SerCidadão, cerca de 70 empresários, dirigentes e militantes comunitáiros, sociais e culturais, representantes das unidades militares, se reuniram com representantes de órgãos públicos da Prefeitura do Rio (SMTR, CETRio, XIX RA, GM e 10ª CRE) onde apresentaram as demandas sobre o trânsito de Santa Cruz.

A reunião que foi promovida pela ACISC - Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, o Conselho Comunitário de Segurança AISP 27 e a Mídia Comunitária, contou com a presença do Marcos Toghozzi, Coordenador de Trans-porte da Á.P 5, (repre-sentando o Secretário Municipal Alexandre Sansão), e o Jaime Wallacy, coordenador da CET-Rio 5.3, que fizeram uma esplanação das ações previstas para a cidade e em especial para Santa Cruz, entre elas destacamos: -O estudo de viabilização do acesso da Avenida Brasil sob a linha do trem para a Rua Campeiro Mor; a revisão do tempo de sinais de trânsito; A proibição de passagem de caminhões basculantes pelo centro do bairro e os agentes controladores que já estão sendo treinados. E como técnicos irão receber todos os questionamentos apreentados na reunião e encaminhar para análise.
Os principais questionamentos levantados foram; - A mudança do trânsito da Avenida Isabel para a General Olímpio; - A retenção na frente do shopping (parada irregular de ônibus fora da baia e vans e kombis estacionadas); - A falta de agentes de trânsito em todo o bairro e em especial no trecho da Rua Felipe Cardoso, entre o Marco XI e a estação; - Retenção constante da Padre Guilherme Decaminada; - Ausência da "Onda Verde" nos semáforos da Felipe Cardoso; - Estrangulamento na Alvaro Alberto com Felipe Cardoso, por conta da parada irregular de onibus, vans e kombis e a demora do sinal, que tem gerado grande retenção; Inversão de mão da Rua Barão de Laguna, dando acesso da Teresa Cristina até a Felipe Cardoso - Grande número de caminhões basculantes da obra da TransOeste.
O Administrador Regional Miltinho Babú, apresentou a iinformação que a partir do dia 20 de junho, será proíbido estacionar na Rua General Olímpio, no trecho entre a Rua Fernanda e felipe Cardoso, a fim de melhorar a fluidez de trafego de veículos.

Resultado da Eleição para o CT 10

No último dia 05, houve o “processo de escolha” para os novos Conselheiros Tutelares da Cidade do Rio de Janeiro, para gestão do triênio 2011/2014. Apesar de muito “conturbada” e com pouca divulgação para candidatos e eleitores(conforme já divulgado na última edição do jornal), não foram identificados maiores problemas no dia. Para o CT10(Paciência, Santa Cruz e Sepetiba), os 14 locais de votação não apresentaram dificuldades que não fossem superados(como problemas nas urnas e uso de urna manual) o que fazia aumentar a demora para o eleitor poder exercer se poder de voto. A apuração iniciou-se logo após o término do horário previsto(das 09 às 17 hs) e deu-se com muita rapidez, no mesmo dia(no local de apuração), pode-se identificar os eleitos na Cidade. O resultado final, está disponível no Diário Oficial do Município do dia 07/06/11 e outras republicações posteriores, para o CT-10 foram eleitos: Flávio Souza e Roberto Vasconcellos(candidatos a reeleição e respectivamente em 1º e 2º lugares), em 3º lugar-Emerson Dias, 4º lugar-Jamille Cristina e em 5º lugar-Regina Garbin. Desejamos aos eleitos, um bom trabalho e o Real compromisso com a “causa” da Criança e do Adolescente.

COPA SOCIAL CSA 2011 Comunidade NOVO MUNDO



Entre os dias 30 de maio e 4 de junho as crianças e adolescentes das comunidade da Reta do João XXIII, participarão da fase no Conjunto Novo Mundo da COPA SOCIAL CSA 2011, que é uma realização do Instituto Bola Pra Frente e da ThyssenKrupp CSA.

Ao falar à nossa equipe, Leonardo do Instituto Bola Pra Frente, coordenador da Copa Social CSA 2011, disse: “Prá gente é muito gratifi-cante estar reali-zando esta Copa Social, as crianças e os pais participaram e vieram até de outras comunidades e esta é a idéia, unir cada vez mais as comunidades da Reta”

Veja cobertura fotográfica e depoimentos de responsáveis em www.realnoticias.com.br

Veja o vídeo no YouTube Copa Social CSA 2011 Comunidade Novo Mundo
http://www.youtube.com/watch?v=7zebFyQGUoo

ZONA OESTE DO RIO GANHA PRIMEIRA ESCOLA VERDE DA AMÉRICA LATINA


Governador Sérgio Cabral no momento de sua fala ladeado por personalidades, autoridades e diretores da CSA.


Escola fica em Santa Cruz e foi idealizada em parceria do Governo do Estado com o grupo Thyssenkrupp CSA

O bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, ganhou a primeira escola sustentável da América Latina, e seus duzentos estudantes, a oportunidade de se formarem em administração, com enfoque em logística, sem agredir o meio ambiente. O governador Sérgio Cabral inaugurou o Colégio Estadual Erich Walter Heine, idealizado em parceria com o grupo Thyssenkrupp CSA, no dia20/5. A instituição, que recebeu investimentos de R$ 11 milhões, foi construída com materiais ecologicamente corretos e tem sistema de reaproveitamento de água da chuva, coleta de lixo seletivo e telhado verde.
Vissivelmente feliz o governador Sérgio Cabarl, declarou; “Esse novo conceito educacional é algo extraordinário, que começou a ser concretizado no Nave com cursos tecnológicos em parceria com a empresa Oi, e depois foi realizado no Nata com o grupo Pão de Açúcar na área de alimentação. Na Erich Walter Heine, eles vão aprender a serem empreendedores, administradores e ecologicamente corretos, em uma região carente que necessitava de um colégio dessa dimensão” - afirmou o governador, que anunciou a entrega de laptops para todos os estudantes da escola.
A carência de colégios de ensino médio na região onde funciona o complexo siderúrgico da CSA foi um dos motivos para a criação do Colégio Erich Walter Heine, uma homenagem ao presidente do Conselho de Administração da Thyssenkrupp, uma das vítimas do voo 447 da Air France. A unidade também reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável de Santa Cruz.
- É com muito orgulho que inauguramos essa escola que traz inovação e qualidade de educação para a região. Hoje, nasce a primeira unidade educacional feita de acordo com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que certifica construções sustentáveis. Em todo o mundo, há apenas 120 escolas certificadas. E agora na Cidade Maravilhosa - disse o presidente do grupo Thyssenkrupp CSA, Hebert Eichelkraut, que doou mochilas e material escolar aos alunos da instituição.
Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, o Rio de Janeiro precisa de instituições profissionalizantes e inovadoras como o Colégio Estadual Erich Walter Heine para suprir a demanda resultante do excelente calendário de investimentos e eventos do estado para os próximos anos. Risolia afirmou, ainda, que pretende levar o conceito de sustentabilidade para toda a rede estadual.
Ao falar a nossa equipe o vereador ELTON BABÚ, morador de Santa Cruz, disse: “È motivo de muito otgulho ver um colégio profissionalziante e o primeiro deste tipo no Brasil, ser inaugurado em nosso bairro.O Colégio já está funcionando desde fevereiro e a alegria dos alunos é a prova que esta tudo funcionando bem”.
O Gilberto Aragão - presidente da Associação de Moradores, agradeceu a CSA , Governo do Estado e a Prefeitura do Rio pelos investimento e citou todas as instituições comunitárias da reta do João XXIII.
Sustentável da fundação ao telhado
Com o objetivo de assegurar o melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior eficiência energética, a escola foi construída com materiais ecologicamente corretos e com recursos para diminuir os gastos com refrigeração. Lâmpadas de led para reduzir em até 80% o consumo de energia, coleta de lixo seletivo, horta orgânica e sistema de aproveitamento de água de chuva também fazem do novo colégio referência para outros empreendimentos.
A escola de Santa Cruz também tem o telhado verde, com vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva. Além da importância ambiental, o ecotelhado terá papel fundamental na formação dos alunos, se tornando um espaço de aprendizagem. A área verde da unidade pública-privada crescerá ainda mais: está prevista a instalação de painéis solares para aquecimento de água e espaço para reciclagem.
A unidade possui também laboratórios de informática, bioquímica, artes e administração, biblioteca multimídia e piscina - receberá mais 400 estudantes até agosto, oferecendo o ensino técnico. Nos fins de semana, o Colégio Estadual Erich Walter Heine abrirá suas portas à comunidade do bairro da Zona Oeste com a realização de atividades esportivas e culturais.

8.6.11

Reunião sobre o trânsito em Santa Cruz

A Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz, o Conselho Comunitário de Segurança da AISP 27 e a Mídia Comunitária, convidam para participar do encontro sobre o trânsito no centro do bairro de Santa Cruz, que será realizado, no dia 16 de junho, quinta-feira, das 9 às 12 horas., na Casa SerCidadão, situada na Rua Fernanda, nº 140 – Santa Cruz, tendo a seguinte programação prevista: 9:00 às 9:30 – Cadastramento das reclamações e indicações e café; 10:00 às 10:15 – apresentação da dinâmica do encontro; 10:15 às 10:40 – Leitura das reclamações e indicações, com a reprodução de imagens recentes dos problemas identificados no trânsito; 10:40 às 11:10 – Respostas e apresentação da equipe técnica da CETRio; 11:10 às 11:30 – Apresentação da Secretaria Municipal de Transporte; 11:30 ás 11:40 – ACISC; 11:40 às 11:50 CCS-AISP 27; 11:50 às 12:00 – MÍDIA COMUNITÁRIA e 12:00 – encerramento.
Venha apresentar as suas ideias e questionamentos com quem tem o poder de executar.