16.12.06
tendo em vista, não termos alcançado resultados objetivos com a assembléia de oficialização da MÍDIA COMUNITÁRIA, que ocorreu em 13 de junho, estamos em fase de reorganização da DIRETORIA E DO CONSELHO FISCAL e a definição de nova data para ASSEMBLÉIA DE OFICIALIZAÇÃO E ELEIÇÃO.
Paulo Mendonça
idealizador da Mídia Comunitária
27.11.06
Para o Mestre Houaiss, na versão do seu Dicionário Eletrônico, o supérfluo
é aquilo que ultrapassa a necessidade, que é mais do que se necessita. O
que é redundante ou desnecessário. Observando atentamente as páginas centrais
da edição de 29 de novembro da REVISTA CARTACAPITAL, com a reprodução das
capas de três, das principais revistas semanais de circulação nacional, no
período de 19 a 25 de novembro de 2006, deparo-me com a inevitável pergunta:
o que é supérfluo e o que é fundamental? Istoé, Época e Veja, privilegiaram
suas edições publicando, quase como reprodução fiel, a fotografia da modelo
Ana Carolina Reston, morta por anorexia. Que critérios foram levados em conta
pelas editorias das três revistas para a seleção da foto das capas? Seria
de fato, uma reportagem de caráter essencial e determinante para o leitor
das revistas? Não teria havido exagero nas reportagens, na ansiedade jornalística
de noticiar a morte de uma modelo famosa, enfatizando o seu aspecto glamoroso?
Sinvaldo do Nascimento Souza
Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ
A revitalização da Fonte Wallace de Santa Cruz
Leio no JORNAL DO BRASIL, de 22 de novembro de 2006, na coluna Coisas do Rio, de Fred Suter, que o colega parisiense do prefeito Cesar Maia, enviou carta propondo a renovação do acordo para cooperação técnica e equilíbrio socioeconômico do bairro de São Cristóvão.
Não é de hoje que o prefeito do Rio vem promovendo o estreitamento nas relações da nossa cidade com a capital francesa, o que é muito bom.
A influência da França na cultura brasileira vem sendo estudada há muito tempo. As relações históricas existem desde o período colonial, conforme atesta o embaixador Vasco Mariz, em livro tratando do tema, editado recentemente pela Biblioteca do Exército Editora.
A Missão Artística Francesa, de 1816, e a Missão Militar, dos anos 20 e 30 do século XX, foram dois marcos históricos evidentes da cooperação dos franceses, que ainda hoje legitimam as vantagens na reciprocidade das relações entre Brasil e França.
Além das duas missões citadas, ambas com duração de décadas, há inúmeros casos de iniciativas isoladas, que também contribuíram para o fortalecimento da amizade entre os dois países.
Refiro-me, de forma específica, à instalação, no Rio de Janeiro, das famosas fontes fundidas em Val d?Osne, por encomenda de Richard Wallace.
Wallace, que morreu em Paris em 1890, tornou-se conhecido por sua paixão pela capital francesa e pelo seu comportamento altruístico, ao mandar fundir e doar diversas fontes que hoje se encontram espalhadas pelo mundo.
O inglês, que chegou a ser homenageado com o título de Sir, legou para a humanidade, além das fontes conhecidas como Wallace, um precioso acervo de obras de artes que hoje se encontram em Hortford House, de Londres.
Das fontes Wallace que vieram para o Brasil, oriundas do berço da fundição artística francesa do Vale d?Osne, a mais conhecida é mesmo a de Santa Cruz, embora ainda exista uma outra no Jardim dos Manacás, na Floresta da Tijuca, segundo informações que retiro do texto do catálogo ?Fontes d?Art: Estátuas e chafarizes franceses no Rio de Janeiro?.
Fundida a partir da concepção artística de Charles Lebourg, a fonte Wallace tinha como objetivo principal fornecer à cidade, água potável corrente, integrando-se à paisagem urbana, como ainda é o caso dos exemplares existentes nos Estados Unidos, na Suíça e nos bairros de Paris, onde a prefeitura de lá, encomenda esporadicamente à fundição artística GHM, a reposição de peças desaparecidas, visando perpetuar a fabricação.
O primeiro convênio assinado em 10 de abril de 1994, entre a Fundação Parques e Jardins (FPJ), da Prefeitura da Cidade, com a Association pour la Sauvegarde et la Promotion du Patrimoine Métallurgique Haut-Marnais (ASPM), foi um importante passo para o resgate do passado e formação de uma memória coletiva de preservação do patrimônio cultural, que, como todos sabemos, depende da conscientização da sociedade.
A proposta do prefeito parisiense Bertrand Delande, e a boa vontade que o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault vêm demonstrando em relação ao histórico bairro de São Cristóvão, bem que poderia ser estendida também a Santa Cruz, região outrora prestigiada por grandes propriedades, em razão da localização do Palácio Imperial.
Será preciso, no entanto, que a Fundação Parques e Jardins, seguindo exemplo da sua congênere parisiense, e de outras fundações existentes nos demais países que ainda preservam exemplares da fonte Wallace, promova a revitalização da Praça Dom Romualdo, onde se encontra instalada a fonte de Santa Cruz.
Está faltando jorrar água na fonte de Santa Cruz, para que o projeto artístico de Lebourg, readquiria o seu aspecto majestoso, e os ideais de Richard Wallace possam ser perpetuados de forma plena.
Sinvaldo do Nascimento Souza
Presidente da AAPJ
31.10.06
ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ ESCOLHE SAMBA ENREDO PARA 2007
A Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz já escolheu o samba enredo para 2007. Os carnavalescos vão abordar a questão da cronologia e do tempo, de uma forma mais ampla. O samba vitorioso, escolhido na madrugada de 28 para 29 deste mês de outubro, consagrou a parceria de Marcelo Borboleta, Charuto, Ditão, Valdir e Fernando de Lima.Como intérprete, para usar a expressão do grande Jamelão da Mangueira, ou?puxador de samba?, para referendar a linguagem tradicional do povão, a Acadêmicos de Santa Cruz convidou David do Pandeiro, que já deu a sua entoada, na noite da grande final.A temática da cronologia, que já foi explorada por diversas escolas de sambaem carnavais passados, irá possibilitar aos carnavalescos da Santa Cruz aabordar, desde citações bíblicas, como em Eclesiastes, 1:4-5; 3:1-8, atéa mitologia grega, que cita Cronos, um dos titãs que habitavam a Terra noinício dos tempos.A letra do samba da Acadêmicos de Santa Cruz, por sinal, desde o seu título(O tempo que o tempo tem) até o estribilho, que menciona o deus Cronos, parece que vai conduzir um desfile em torno dos diversos tempos, calendários e cronologias dos povos, nas suas mais variadas culturas.Se optarem pela interpretação ao pé da letra da citação bíblica, para desenvolver o seu belo e interessante enredo, os carnavalescos da Santa Cruz poderão falar desde o tempo de nascer, de morrer, de plantar, de arrancar a planta, até o tempo de amar, de odiar, de abraçar e de construir.Se, considerando a força do estribilho do samba, os carnavalescos preferiremenfatizar o tempo devorador do deus Cronos, poderão dar ênfase ao aspectomitológico, ou mesmo cientifico e técnico do emprego de normas fundadasna astronomia e em convenções estabelecidas para se determinarem às divisões do tempo e suas datas.Qualquer que seja a opção, a pergunta inicial da letra do samba: Quantotempo o tempo tem?, deverá ser respondida de acordo com a circunstância emque foi formulada.Seria o tempo de existência do Universo? Estaríamos apenas imaginando otempo a partir do surgimento do nosso planeta? Trataríamos exclusivamentedo tempo, considerando o aparecimento do Homem na Terra? Ou os carnavalescos, na possibilidade de interpretação e ousadia, estariam imaginando o tempo a partir de todo esse viés ?Só o tempo poderá responder de fato, o que os carnavalescos da Escola deSamba Acadêmicos de Santa Cruz pretendem fazer, até o carnaval de 2007 definirem o seu enredo na prática.A baixo a letra do samba que foi escolhida para o carnaval de 2007.
Sinvaldo do Nascimento Souza
Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ
O TEMPO QUE O TEMPO TEM
Quanto tempo o tempo tem?
Perguntas trazem meus versos
Nem a ciência conseguiu nos explicar
Nas mãos divinas as origens do universo
Há mais de 15 mil anos a humanidade busca respostasNascer e pôr-do-sol...
Definir o dia
A semana e o mês, a astrologia
Tempo me escravizou, virei robôFez meu mundo girar, bem devagar
No tique-taque das horas
Nosso samba virá históriaE jamais vai se apagar
Os relógios surgem despertando a inteligência
Calendários marcam o início de uma existência
Povos construíram suas tradições
Nos astros eu previ várias paixões
Tempo, nossa vida em suas mãos
Voa e leva meu coração
Quero mais ser feliz, bem feliz!!!
Se o tempo é um mistério, quem saberá?
Me diga do futuro, deixa "pra" lá
Deus Cronos me responda: quem te seduz?
Tempo... É Santa Cruz!!!
Conheça o REAL on line: www.realnoticias.com.br
(Centro de Estudo e Divulgação da Cultura Negra)
Comemorando o Dia da Consciência NegraAPRESENTA
XI MANIFESTAÇÃOZUMBI VIVE
Dias : 19 e 20 de novembro Horas: 13:00 e 6:00h
LOCAL: Estrada do Monteiro , 1645 jd. Nova Guaratiba - Campo Grande - Rio de Janeiro . (Ref. Bairro Brito / Residência do Adelino Moreira/ prox. Habbib) Tel: 3377 6101- 9947-5418 e-mail: dvasconcellos40@ig.com.br3880 3747 dalbertogomes@yahoo.com.br
Programação:
DIA 19 DE NOVEMBRO (Domingo)
13:00h - EXPOSIÇÃO - Artesanato e pintura. 14:00h - FEIJOADA em comemoração ao projeto " ManiFESTAção ZUMBI VIVE" . 16:00h – SAMBA DE RODA E MACULELÊ : Com Kaka e seu grupo de Jongo Banto. 17:00h - CAPOEIRA: Abada Capoeira, Mestre Anísio e Sapucaia18:00h -POESIA( com os poetas : Dalberto Gomes e Sergio Alves) 19:00h -PAGODE. 20:00h- SHOW COM OS CANTORES : Weber Werneck, Marcos Damasceno, Marta Paixão, Luiz Guima, Tony Realce, Serginho Campo Grande, Zaire entre outros. 22:00h- Show musical e Charme com Clay Soul.
DIA 20 DE NOVEMBRO (Segunda-Feira)
06:00h - Alvorada festiva 10:00h - Exposição - Artesanato e Pintura13 :00h- Celebração em Yorubá13:30h - almoço - Feijão amigo. 14:30h- Palestra 15:00h- Apresentação de poesias .15:30 h -Dança afro16:00h - Dança afro, jongo, maculelê 17:00h- homenagens e entrega de diplomas as celebridades 18:00h- Desfile de moda e beleza negra18:30h - Show musical 20:00h – Encerramento
Direção e coordenação: Dalberto Gomes e Dulce VasconcellosProdução: Giseli Costa e Sergio Alves
Apoio: SEPE, SINPRO, COOTCARJ LOCAL : Estrada do Monteiro , 1645 jd. Nova Guaratiba - Campo Grande .
HISTÓRICO e OBJETIVO - O Projeto ManiFESTAção ZUMBI VIVE é um projeto em que se comemora o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares que ocorreu em 1695 e foi adotada como data comemorativa em 1995.Vendo a necessidade de uma data em que se comemorasse o Dia da Consciência Negra em Campo Grande. Dalberto Gomes – poeta, ator e animador cultural – idealizou, no ano de 1995, um projeto que aproximasse artistas e público em geral –negros e brancos- em torno de uma data que os levasse a uma reflexão de valores, respeito e cidadania. Daí partiu o convite ao CEDICUN (Centro de Estudo e Divulgação das Culturas Negras), órgão não governamental que opera em Campo Grande em defesa dos direitos dos negros e da população “desassistida”, para abraçar a idéia. Sendo Presidente da Entidade (CEDICUN), na época, o professor Mario e a Vice-presidente a professora Dulce Vasconcellos.Hoje o projeto se encontra na sua 11 ª versão, já faz parte do calendário festivo da Administração Regional de Campo Grande e tem como Direção coordenação Dalberto Gomes, Dulce Vasconcellos (presidente do CEDICUN) e Produção Sergio Alves e Giseli Costa.
“ Devemos estar alertas na preservação das nossas raízes culturais, resgatando o que foi passado pelos nossos ancestrais. E não criando um quilombismo moderno , fato que interessa alguns brancos que acham que nós, negros ,devemos permanecer em “nossas” escolas de samba, nossos terreiros, nossos pagodes, em grupos ou guetos , locais onde possam nos encontrar e “prestigiar”. Legado de séculos de proteção , medo e paternalismo. Não é isso que queremos. Por isto irmãos... Estudem , evoluam . Passem para esta sociedade conservadora que nós estamos em pé de igualdade. Não em submissão e sim com a conciência de um brasileiro cuja a concepção é o patriotismo, a democracia e a igualdade. Ainda falta, para chegarmos a uma democracia racial plena . Mas com ajuda de Deus-Oxalá estamos chegando lá. O Negro pede licençaPara mostrar e festejar Com orgulho e alegria de uma raçaSua cultura e tradição Negro Sim! Por que não? “
Dalberto Gomes ( Extraído do seu Livro “NEGRO SIM” -1998)
Fonte: www.realnoticias.com.br
16.10.06
Adalgisa Castro
Alguém sabe o que é isso?Eu sei, mas não vou dizer. Só vou dar uma “pista”. Está sendo usada com referência a alguns “Partidos Políticos” e seus eleitos!!!.Sem dúvida este é o resultado do processo político de nosso PAÍS! Que só poderá mudar pela falada REFORMA POLÍTICO/PARTIDÁRIA/ELEITORAL! Mas QUEM fará isto? ELES? É ruím, hein?Acompanhei toda a campanha. O que vemos?As “raposas” continuam as mesmas. E os “me engana que eu gosto” também!Francamente, estou cansada e enojada. Todos se apresentam como os “bastiões” da moral e da ética.Será que vai mudar alguma coisa?Com o desgaste da “falação” da palavra CIDADANIA (é... porque ninguém sabe, verdadeiramente, qual o seu conteúdo ) a tônica ficou, principalmente, com a EDUCAÇÃO. Só que a principal referência é sobre o nº de CIEPs e o nº de horas na escola [esporte, cultura(!!!) e lazer}Porém, a qualidade da educação foi falada bem “en passant” e quanto à qualidade da FORMAÇÃO DE MAGISTÉRIO ficou aonde?Sem dúvida, essa é a conseqüência da decadência global das políticas públicas desse País!Falam muito em nível universitário!!! Mas que nível é esse? Se os alicerces já iniciam uma escolaridade “carcomida”, ausência total de qualidade. E enchem a boca com FUNDAMENTAL.!!!Convivemos com uma total inversão de valores! Com a alienação total da população, produto de um perverso processo desenvolvido pelos “donos do poder”!!! Há anos e anos, isto é, por todo o sempre.Será que vai mudar??? Quando???E, gente, aí vem o 2º turno – Presidente e Governador.Só um pequeno detalhe sobre o dia 1º de outubro – foram “recolhidas” 30(trinta) toneladas de material de “boca de urna”!!! É´”mole”? Fora o resto...
Professora Adalgisa Castro, especialista em Cidadania e Política
Quando Lula foi eleito presidente da República, e o Partido dos Trabalhadores chegou ao poder central, o que mais se falava era que o PT não dispunha de quadros técnicos para atender à demanda da máquina estatal.Hoje, a denúncia é contra o aparelhamento do Estado. Fala-se na urgente necessidade de se despetizar o governo.Há cobranças também em relação à ausência da visão cosmopolita do governo.Dizem que o governo do presidente Lula, mesmo pretendendo tornar-se uma liderança mundial, ou mesmo na América Latina, não passa de um governo com visão provinciana.O debate entre os dois presidenciáveis, apresentado pela Rede Bandeirantes de Televisão no dia 8 de outubro de 2006, mostrou que ambos os candidatos, congênitos da paulicéia desvairada, discutiram os temas, que deveriam ser nacionais, com os umbigos presos ao circuito paulista de se fazer política.Falar para o Brasil inteiro, em ?escolas de lata?, e resumir à discussão sobre segurança pública nacional, aos problemas e evidências relacionadas ao crescimento do PCC, me pareceram visões muito estreitas para dois políticos que se auto-imaginavam em posição de estadistas.Lula vangloria-se de conhecer o Brasil com a palma de mão, mas o seu governo, pelo próprio aparelhamento do Estado, persiste com a visão paradigmática do paulicentro petista, pela vitalidade que o governo imprime, a partir das bases sedimentadas desde os tempos da sua liderança no ABC paulista.Geraldo Alckmin, por sua vez, não perde o cacoete neoliberalista e privatizador, que tão apropriadamente caracterizou Fernando Henrique Cardoso e demais tucanos propagadores da hegemonia paulistana.É possível antever alguma mudança? Não, enquanto o Brasil continuar subserviente ao Estado de São Paulo.É preciso que surjam novas lideranças nos estados. Que a vida intelectual não se restrinja, na sua culminância doutoral, à Universidade de São Paulo.Que o princípio federativo deixe de ser apenas uma referência textual da Constituição Brasileira, e passe a garantir a construção de uma sociedade verdadeiramente livre, justa e solidária.
SINVALDO NASCIMENTO E SOUZA - Professor e Historiador
Contatos: sinvaldo@globo.com
acesse: Real Notícias - www.realnoticias.com.br e conheça outros artigos do Professor Sinvaldo
8.10.06
A instalação da Compahia Siderúrgica do Atlântico já é uma realidade para a nossa região, a cidade e o estado do Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro, com a presença de Ministros, a Governadora, o vice governador, secretários estaduais e municipais, autoridades e personalidades, foi lançada a pedra fundamental do maior empreendimento dos últimos tempos, que será construído em uma área de 9 milhoes de m2 e será composto de siderúrgica, da coqueria e de um porto, o que irá gerar cerca de 20 mil empregos na fase de construção e 10 mil empregos diretos e indiretos na fase de operação, que esta prvsta para acontecer em média daqui a dois anos e meio, quando a CSA, pretende produzir a primeira placa de aço. A produção da CSA, tem obejetivo de atender a demanda já existente do mercado internacional da Europa e Estados Unidos.O evento contou com a participação de Karl-Ulrich Köhler, presidente da ThyssenKrupp Steel; Hans-Ulrich Lindenberg, presidente do Conselho de Administração da ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica, Aristides Corbellini, presidente da ThyssenKrupp CSA Companhia Siderúrgica, presidente da Vale do rio Doce, Dr. Rogério, diretores, equipe técnica, colaboradores e representando a região, o presdiente da ARIZO-Associação Regional de Imprensa da Zona Oeste, Jessé Cardoso; o diretor geral do Real Notícias e Mídia Comuntária, Paulo Mendonça; o presidente do Conselho Distrital de Saúde, Adelson Alípio e o presidente da Associação dos Moradores do Paraíso do Rio, Francisco Maranhão.
fonte: Real Notícias on line - www.realnoticias.com.br
28.9.06
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o uso pelos eleitores, no dia das eleições, de camisas, bonés, broches ou dísticos que indiquem preferência por partido político, coligação ou candidato Também está permitido o uso de adesivos em veículos particulares. A chamada manifestação individual e silenciosa do eleitor foi regulamentada em resolução aprovada nesta quarta-feira.A questão vinha gerando polêmica entre os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) pois a lei proíbe o uso e inclusive o caracteriza como crime, mas a jurisprudência autoriza a chamada manifestação silenciosa dos eleitores. Ontem, ao defender esclarecimentos por parte do TSE sobre a legislação, Marco Aurélio Mello, disse que era preciso evitar decisões diferenciadas pelo país. O artigo 39 da resolução 107 do TSE considera crime a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, mediante publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou dísticos em vestuário, bem como o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata e a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna A pena prevista, para todos os casos, é de detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil reais. A proibição se fundamenta na Lei Eleitoral (9504/97) e na minirreforma eleitoral (Lei 11.300/2006).A mesma resolução 107, no entanto, em seu artigo 67, exclui a primeira hipótese dizendo que não é crime a “manifestação individual e silenciosa da preferência do cidadão por partido político, coligação ou candidato, incluída a que se contenha no próprio vestuário ou que se expresse no porte de bandeira ou de flâmula ou pela utilização de adesivos em veículos ou objetos de que tenha posse”. Tal determinação se fundamenta na resolução 14.708, de 22.9.94 do próprio TSE. A resolução aprovada hoje regulamenta o referido artigo 67.Servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores, porém, continuam proibidos de usar vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, coligação ou candidato no local das seções eleitorais e juntas apuradoras. Fiscais partidários, nos trabalhos de votação, só poderão usar vestes com o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam.É proibida, durante todo o dia da votação e em qualquer local público ou aberto ao público, a aglomeração de pessoas portando os instrumentos de propaganda referidos na cabeça deste artigo, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.Agência Brasil
fonte: "ELEIÇÕES" do Jornal O Dia on line
14.9.06
As eleições estão próximas. Mais uma vez a Zona Oeste está infestada por banners e galhardetes. As normas da legislação eleitoral são claras, mas sempre encontram um jeitinho para se burlar a lei.A invasão é geral e indiscriminada. Políticos de todos os matizes e quilates, revisitam o eldorado eleitoral. A celebração é genérica. Vai desde o candidato-presidente, que já esteve caminhando pelo calçadão de Campo Grande, até aquele político derrotado da baixada campista, que resolveu abiscoitar alguns votos dos moradores do lado de cá.Há também os candidatos autóctones. Os filhos da terra, ou a prata da casa, como alguns costumam se auto-intitular.Quase não se fala em ética, reforma política, ou moralização do Congresso.Prevalecem as promessas assistencialistas e atribuições prévias de compromissos que jamais serão cumpridos.A Zona Oeste é um retrato em tamanho reduzido, do Brasil abastardado. É a parte fragmentada do Rio de Janeiro, tanto da cidade quanto do Estado.É uma região abandonada pelo Poder Público, preterida pelos diversos governos e abjurada pelos próprios moradores, quando compartilham seus votos com políticos sem qualquer tipo de vínculo ou compromisso com seus moradores.Será que foi sempre assim? Já houve uma época, em que os moradores da Zona Oeste souberam valorizar de fato a prata da casa? Desde quando, a Zona Oeste vem sendo tratada como quintal dos fundos da periferia do Rio de Janeiro?Um indício para respondermos a tantas outras indagações, talvez deva começar com a resposta à própria pergunta do título: quem descobriu a Zona Oeste?Teria sido Chagas Freitas? Leonel Brizola? Marcelo Alencar? Cesar Maia?Mesmo antes da ascensão do Chaguismo, corrente do MDB carioca que marcavapresença na Zona Oeste, a partir de Levi Neves e Miécimo da Silva, logo após a criação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em outubro de 1965, Chagas Freitas já era bastante conhecido na região, por conta dos jornais A Notícia e O Dia, ambos voltados para o público de baixa renda, com sua linha editorial baseada na publicação de denúncias sensacionalistas em linguagem popular.Chagas Freitas e o Chaguismo descobriram os filões de votos da Zona Oeste a partir da eleição indireta para o governo do então Estado da Guanabara.Chagas tornou-se o único governador filiado ao MDB, mas a sua grande vitória foi ter conseguido compor uma bancada estadual com 85% e mais de 50% da bancada federal eleita pelo Rio de Janeiro.A prática do clientelismo, e o sistema de troca de votos por favores particulares, sobretudo nos bairros da Zona Oeste, vai se evidenciar a partir do governo Chagas Freitas.Teria sido ele o descobridor da Zona Oeste?É bastante provável que sim, principalmente após o seu rompimento com Miro Teixeira e a intensiva presença do deputado Jorge Leite, presidente da Assembléia Legislativa, na Zona Oeste e sua afetuosa aproximação com o deputado estadual Pedro Ferreira e com o vereador Itagoré Barreto.Talvez seja a partir daí que a Zona Oeste começa a despontar como força eleitoral lendária. A terra de todos os candidatos ou a terra de ninguém.Somente depois, é que surge por aqui a força do Brizolismo e, exatamente em decorrência da marcante presença de Leonel Brizola e do PDT, que elegeram até poste de rua para a ALERJ e Câmara Municipal, vão despontar mais tardeos nomes de Marcelo Alencar e Cesar Maia.
Sinvaldo do Nascimento Souza
Esta chegando o dia 1º de outubro, dia do 1º turno da eleição 2006, e as pesquisas ainda demnstram que a maioria não definiu em quem votar. Além da dúvida a disputa para a presidência, acaba tirando o foco da disputa ao governo estadual. A corrupção em vários níveis e a falta de punição concreta, também contribui para a falta de estimulo do eleitorado.Independente da sua opção partidária ou simpatia pessoal, quero chamar sua atenção para a importância de chamarmos a atenção de cada eleitor para a importância do voto de cada um, pois ao deixarmos o voto nulo, ser apresentado como a opção de indignação da população, iremos estar contribuindo ainda mais para a perpetualização do maus políticos.Pense bem! Com um cardápio eleitoral com tantas opções de temperamento, idealismo's diversos, várias posições sociais e religiosas, representantes de todas as opções sexuais, enfim tem prá todos os gostos, não podemos aceitar a posição de acomodação e permitir o voto nulo. Além do que se não tiver nenhum nome ou nenhum deles lhe convencer com suas propostas, você ainda tem a opção de votar na legenda do partido, que é formada pelos dois primeiros números de cada candidato.LEMBRE-SE, você irá votar para DEPUTADO ESTADUAL (cinco números), DEPUTADO FEDERAL (quatro números), SENADOR (três números), GOVERNO ESTADUAL (dois números) e PRESIDENTE (dois números), a sua escolha pode ser em qualquer partido ou coligação para todo e qualquer cargo. SEU VOTO É LIVRE. SEU VOTO ALÉM DE UM DEVER, DEVE SER UM DIREITO DE PROMOVER AS VERDADEIRAS MUDANÇAS.Se você ainda não definiu seus candidatos e desejar saber a minha indicação de voto, acesse meu perfil n Orkut ou o link política no Real Notícias ( www.realnoticias.com.br)Um forte abraço,
Paulo Mendonça
militante político e diretor geral do Real Notícias e da Mídia Comunitária e diretor da ARIZO-Associação Regional de Imprensa da Zona Oeste
1.9.06
A Secretaria Municipal do Habitat (SMH), está construindo 3.103 unidades habitacionais, para baixa renda, do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica Federal, nas zonas Oeste e Norte e no Centro. Além destas, há outras 140 novas moradias em início de obra no Centro. Os números confirmam a liderança do Município do Rio, em todo o País, na entrega de unidades do PAR.As moradias ficam em condomínios fechados, ocupando áreas dotadas de completa infra-estrutura. O financiamento destina-se à população com renda familiar entre R$ 1.250,00 até R$ 1.800,00. Nos últimos anos, a Prefeitura construiu 13 mil unidades, em todos os programas habitacionais da SMH. Os interessados podem se cadastrar no Centro Administrativo São Sebastião, na Rua Afonso Cavalcanti 455, Cidade Nova, ou na Praça Pio X, 119, 3º andar, Candelária, ou pelo site www.rio.rj.gov.br/habitat
As eleições estão próximas. Mais uma vez a Zona Oeste está infestada por banners e galhardetes. As normas da legislação eleitoral são claras, mas sempre encontram um jeitinho para se burlar a lei.A invasão é geral e indiscriminada. Políticos de todos os matizes e quilates, revisitam o eldorado eleitoral. A celebração é genérica. Vai desde o candidato-presidente, que já esteve caminhando pelo calçadão de Campo Grande, até aquele político derrotado da baixada campista, que resolveu abiscoitar alguns votos dos moradores do lado de cá.Há também os candidatos autóctones. Os filhos da terra, ou a prata da casa, como alguns costumam se auto-intitular.Quase não se fala em ética, reforma política, ou moralização do Congresso.Prevalecem as promessas assistencialistas e atribuições prévias de compromissos que jamais serão cumpridos.A Zona Oeste é um retrato em tamanho reduzido, do Brasil abastardado. É a parte fragmentada do Rio de Janeiro, tanto da cidade quanto do Estado.É uma região abandonada pelo Poder Público, preterida pelos diversos governos e abjurada pelos próprios moradores, quando compartilham seus votos com políticos sem qualquer tipo de vínculo ou compromisso com seus moradores.Será que foi sempre assim? Já houve uma época, em que os moradores da Zona Oeste souberam valorizar de fato a prata da casa? Desde quando, a Zona Oeste vem sendo tratada como quintal dos fundos da periferia do Rio de Janeiro?Um indício para respondermos a tantas outras indagações, talvez deva começar com a resposta à própria pergunta do título: quem descobriu a Zona Oeste?Teria sido Chagas Freitas? Leonel Brizola? Marcelo Alencar? Cesar Maia?Mesmo antes da ascensão do Chaguismo, corrente do MDB carioca que marcavapresença na Zona Oeste, a partir de Levi Neves e Miécimo da Silva, logo após a criação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em outubro de 1965, Chagas Freitas já era bastante conhecido na região, por conta dos jornais A Notícia e O Dia, ambos voltados para o público de baixa renda, com sua linha editorial baseada na publicação de denúncias sensacionalistas em linguagem popular.Chagas Freitas e o Chaguismo descobriram os filões de votos da Zona Oeste a partir da eleição indireta para o governo do então Estado da Guanabara.Chagas tornou-se o único governador filiado ao MDB, mas a sua grande vitória foi ter conseguido compor uma bancada estadual com 85% e mais de 50% da bancada federal eleita pelo Rio de Janeiro.A prática do clientelismo, e o sistema de troca de votos por favores particulares, sobretudo nos bairros da Zona Oeste, vai se evidenciar a partir do governo Chagas Freitas.Teria sido ele o descobridor da Zona Oeste?É bastante provável que sim, principalmente após o seu rompimento com Miro Teixeira e a intensiva presença do deputado Jorge Leite, presidente da Assembléia Legislativa, na Zona Oeste e sua afetuosa aproximação com o deputado estadual Pedro Ferreira e com o vereador Itagoré Barreto.Talvez seja a partir daí que a Zona Oeste começa a despontar como força eleitoral lendária. A terra de todos os candidatos ou a terra de ninguém.Somente depois, é que surge por aqui a força do Brizolismo e, exatamente em decorrência da marcante presença de Leonel Brizola e do PDT, que elegeram até poste de rua para a ALERJ e Câmara Municipal, vão despontar mais tardeos nomes de Marcelo Alencar e Cesar Maia.
Sinvaldo do Nascimento Souza
22.8.06
Quando eu digo o que digo, não é atoa. Ainda agora mesmo, assistindo aos jornais da TV, eis que, cada vez mais se confirma o “CIRCO DO TERROR”.Agora, RONDONIA!!! Constatadas ações desonestas envolvendo LEGISLATIVO, EXECUTIVO, JUDICIÁRIO, MINISTÉRIO PÚBLICO etc.etc... só resta a INTERVENÇÃO!!! Eles é que disseram, estou apenas repetindo!!!E as campanhas? Tanto para presidente quanto para governador.Dependendo da origem política de cada um, defendem “programas” diferentes. Segurança, com vistas ao turismo, falam em construção de grandes espaços para convenções, esporte – é claro – sempre, com vistas ao PAN 2007 e até os preparativos para sediar a COPA 2014! É brincadeira?O cidadão que fala em EDUCAÇÃO, é claro, se reporta à construção (pura demagogia) de CIEPs, lembrando um ídolo partidário. Escolas de tempo integral., esporte e lazer etc.etc.Mas o que é muito interessante é que não falam na qualidade da educação, em currículos escolares, em formação de magistério etc.etc.etc.Quanto ao turismo, eu pergunto: e a segurança? E a poluição em terra, mar e ar? Como receber milhões de turistas nessa situação?Nenhum deles faz referência a saneamento básico (água e esgoto), na situação da saúde, isto é, qualidade de vida e tudo o mais que envolve eventos de tal tamanho!Isto, para não falar no eterno descaso pela população deste imenso País. E o bem-comum, onde se encontra? A quem responsabilizar?E, para não esquecer - vocês já repararam que as agendas de campanha anunciadas nas TVs só chegam a Campo Grande? Não é “engraçado”? Por que será?Paro por aqui. Porque, para falar sobre tudo o que deveriam ser as primordiais providências mais do que necessárias e sempre, eternamente “esquecidas”, seriam necessários vários volumes!!! Não é? Até!
A Professora Adalgisa Castro, especialista em Cidadania e Política.Conheça o link CIDADANIA NO REAL NOTÍCIAS ON LINE: http://www.realnoticias.com.br/artigos_cidadania.htm
O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais um serviço de qualidade para fidelizar o turista estrangeiro que aporta na Cidade Maravilhosa. Além das praias, dos museus, do Corcovado e do Pão de Açúcar - cenários tantas vezes responsáveis por eternizar momentos daqueles que aqui vieram -, os visitantes poderão contar com o Rio Pass - o City Card do Rio de Janeiro. Apoiado pela Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Especial de Turismo e Riotur, o programa funciona através de um cartão distribuído gratuitamente que permitirá ao turista internacional o acesso a diversas atrações e serviços existentes na Cidade, oferecendo descontos ou brindes nos estabelecimentos conveniados. A idéia de criar um produto nos moldes dos City Cards, utilizados nas mais diversas cidades turísticas, como as dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, entre outros, surgiu da união de três empresas cariocas: a Kemel Sistemas (pertencente à Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ), o Cama e Café, primeira rede de hospedagem estilo Bed & Breakfast do Brasil e a Rio Hiking, especializada em turismo receptivo internacional.Ao utilizar o cartão nas suas compras o turista receberá descontos que vão de 5% a 15% ou será beneficiado com brindes das lojas conveniadas que não trabalhem com descontos. Um serviço de atendimento 24 horas (3521-7467, em funcionamento a partir do dia 10/8) prestará informações ao portador do Rio Pass, que já começa associado a 30 empresas, dentre elas Companhia Trem do Corcovado, Rio Hiking Turismo, Bar Luiz, R Sobral (acessórios femininos e design), Cervejaria Devassa, Academia da Cachaça, restaurantes Yourubá, Sobrenatural, Aprazível e Zaza Bistrô, Loja Fla, e a rede Cama & Café Hospedagem. O Rio Pass será distribuído inicialmente nos postos de atendimento da empresa (Aeroporto Internacional Tom Jobim, sede da Riotur - Rua da Assembléia 10/9º andar, Ciat - Centro Integrado de Atendimento ao Turista - Rua Princesa Isabel 183, Copacabana) e em alguns dos parceiros do programa, como a sede do sistema de hospedagem Cama & Café. Ao receber o cartão, o turista poderá conferir todas as informações, incluindo os pontos que aderiram ao programa de descontos, num folheto explicativo disponível inicialmente em inglês. A primeira tiragem do produto será de mil exemplares e a expectativa dos idealizadores é de que já no mês de setembro o número suba para 19 mil.
Veja mais novidades em www.realnoticias.com.br
o curso de Formação de Babás
A Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro seleciona alunos para a quarta turma do curso gratuito de Formação de Babás, vinculado ao Programa Casas de Capacitação Profissional em parceria com a Prefeitura do Rio. São 30 vagas. O curso de Formação de Babás oferece as seguintes disciplinas: o papel da babá, psicologia infantil, jogos psicomotores, higiene e saúde, música e brincadeiras, nutrição, fonoaudiologia, primeiros socorros e contadores de histórias.
As inscrições para seleção vão até 15 de setembro de 2006, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Para exercer a função, o candidato deve residir no Município do Rio de Janeiro e ter, no mínimo, 16 anos completos. Os documentos necessários para inscrição são: cópia do CPF, comprovante de residência, cópia do certificado de conclusão da 4ª série do Ensino Fundamental (antigo 1° grau), uma foto 3x4 e carta manuscrita explicando por que tem interesse em fazer o curso. A partir do dia 27 de setembro, a Obra Social telefonará para os candidatos aprovados na seleção e o local das aulas é a Casa de São Conrado, no período de 3 de outubro a 7 de dezembro de 2006, às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 12h30. Mais informações pelo telefone 2503-4528.
21.8.06
PRÊMIO FEUC DE LITERATURA 2006
A FEUC, através do seu Centro Cultural, realiza o PRÊMIO FEUC DE LITERATURA - Versão 2006, com o objetivo de incentivar a criação artística e premiar seus autores.
CATEGORIAS: o concurso se divide em três categorias:
- Aluno da FEUC (quem for matriculado na Faculdade, na
Pós-Graduação, no CAEL ou no Colégio Magali);
- Comunidade (quem reside no Estado do Rio de Janeiro,
não sendo aluno da FEUC);
- Outros Estados (quem não reside no Estado do Rio de
Janeiro).
MODALIDADE: poema.
TEMA: de livre escolha para as três categorias.
APRESENTAÇÃO: a obra deverá ser digitada em papel A4.
QUANTIDADE: 1 (uma) obra por candidato; no máximo 30 (trinta) versos; fonte Times New Roman; tamanho 14; enviar 6 (seis) cópias do poema e o disquete.
IDENTIFICAÇÃO: abaixo do poema, colocar o pseudônimo e a categoria a que pertence o autor.
- Numa ficha anexa: nome, endereço, CEP, e-mail,
telefone, pseudônimo, título do poema, nome do
intérprete e a categoria em que está concorrendo.
- Não é necessário enviar currículo.
- No envelope, deverão constar: Prêmio FEUC de
Literatura 2006, pseudônimo e categoria.
INSCRIÇÃO: de 15 de julho a 25 de setembro, valendo a data da postagem nos correios.
- Os trabalhos deverão ser entregues na tesouraria da
FEUC, ou enviados para:
Centro Cultural da FEUC
PRÊMIO FEUC DE LITERATURA 2006
Estrada da Caroba, 685
Campo Grande - Rio de Janeiro / RJ
CEP 23085-590 (Tesouraria)
JULGAMENTO: a comissão julgadora selecionará os melhores trabalhos, os quais estarão classificados para a final do concurso.
- Os nomes dos jurados serão divulgados em ocasião
oportuna.
PREMIAÇÃO:
- Aluno da FEUC e Comunidade:
1º lugar: R$ 300,00 - troféu e certificado
2º lugar: R$ 200,00 - troféu e certificado
3º lugar: R$ 100,00 - troféu e certificado
- Outros Estados:
1º lugar: R$ 200,00 - certificado e 2 (dois) exemplares da
antologia a ser editada.
2º e 3º lugares: certificado e 2 (dois) exemplares da
antologia a ser editada.
- O melhor intérprete de poesia (Aluno da FEUC e
Comunidade) receberá certificado e troféu.
RESULTADO: todos os inscritos serão comunicados por correspondência quanto à classificação das obras para a grande final do concurso, que acontecerá nas dependências da FEUC, no dia 9 de dezembro, às 19 horas, com entrada fran
MAIORES EXPLICAÇÕES:
1. O autor deve indicar o nome do intérprete de seu poema na ficha de identificação, podendo ser ele próprio.
2. Caso seja editada uma antologia com as obras classificadas, a FEUC se reserva o direito de distribuí-la para entidades educacionais e/ou vendê-la para ressarcimento de custos, como também publicar essas obras em outras edições.
3. As antologias serão dadas aos candidatos, a título de direitos autorais, na seguinte disposição em cada categoria:
• 1º lugar: 20 exemplares • 2º lugar: 15 exemplares • 3º lugar: 10 exemplares • demais classificados: 5 exemplares para cada um.
4. O não-comparecimento do autor, ou de seu representante, na final do concurso implicará a desclassificação de sua obra.
5. Os trabalhos enviados não serão devolvidos.
6. A inscrição neste concurso corresponde à aceitação plena deste regulamento. O não-cumprimento do mesmo resultará a desclassificação do candidato.
7. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do concurso.
OBSERVAÇÃO: os itens 1, 3 e 4 não incluem a Categoria Outros Estados.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL
UNIFICADA CAMPOGRANDENSE
ESTRADA DA CAROBA, 685 – CAMPO GRANDE – RJ
CEP: 23085-590 / TEL: 3394-7653, 2413-5230
www.feuc.br - centrocultural@feuc.br
14.8.06
CESAR MAIA EM VISITA POLÍTICA EM SANTA CRUZ
No sábado, dia 12 de agosto, o Prefeito Cesar Maia, visitou Santa Cruz e participou de um café da manhã, organizado pelo grupo plítico do candidato a Deputado estadual RODRIGO DANTAS, o evento foi na quadra esportiva do Colégio Cunha Melo e contou com a participação de cerca de 1200 pessoas e entre elas importantes formadores de opinião da região.
Na ocasião o prefeito, informou que as bras de sanemaento de Sepetiba irão acontecer, não por apelo político, mas sim em respeito a população do bairro.
Entre os Vereadores da Cidade que apoiam a candidatura de RODRIGO DANTAS e RODRIGO MAIA, estavam presentes o Carlo Caiado, Jorge Mauro e Renato Moura.
Dos muitos que militam na política da região e estão encanjados na campanha destacamos os seguintes: Profª Gracinha, Prof. Billy, Zé Cocada, Chiquinho Sepetiba, Paulo Mendonça, Nilton Caldeira, Rose, Pezão, Prof. Guethe Madruga, Francisco Maranhão e Fernando Xaxaxá.
VEJA A COBERTURA COMPLETA EM www.realnoticias.com.br
DIA dos Pais Inesquecível na Zona Oeste - 2ª PARADA GAY de SEPETIBA 2006
por Sandra Souza
A 2ª Parada Gay de Sepetiba- zona oeste do Rio de Janeiro- iniciou-se às 18 horas deste último domingo, dia dos pais, na Praia do Recôncavo. Do alto de, um trio elétrico, cheio de colorido e brilhos, lotado de travestis dançando, acenando e distribuindo preservativos ao público, e agitado por um som techno, a cabeleleira e travesti Xuxete Holiday, organizadora do evento, agradecia a presença do público de aproximadamente 3 mil pessoas que já lotava a orla desde as 15 horas. Famílias completas com pai, mãe, crianças e idosos já se aglomeravam em torno dos bares e quiosques da orla aguardando a chegada do trio, provando que o preconceito está sendo deixado de lado e que o mundo gay não é nenhuma ameaça a sociedade nem tampouco à família.Xuxete, vestida de Rainha, convocava aos gays presentes a não desistirem de ver seus direitos civis reconhecidos pelas autoridades. Fez questão de lembrar que num ano de eleições a comunidade GLBT tem que estar atenta, pois a família brasileira já recebe bem o mundo gay, resta agora que nossos direitos sejam garantidos pelo Estado. “ –Não podemos mais conviver com a discriminação nos transportes, nos hospitais, nas ruas. Gay trabalha, paga impostos, mas quando necessita do respeito das autoridades, não tem amparo na lei. Valorizem o seu voto em 2006.- disse Xuxete.Após o trio percorrer a orla, estacionou para que fosse dado início ao show com apresentação de Xuxete Holiday vestidas nas cores verde e amarelo interpretando a música “Brasil, mostra a sua cara” de Gal Costa. Em seguida foi anunciado o 1º Concurso da Rainha Gay de Sepetiba com dez concorrentes inscritas.O show teve a continuidade com a apresentação do travesti Carlota Vidigal, de Copacabana, interpretando Clara Nunes. A noite seguiu com muita diversão, fogos de artifícios e emoção.Durante a apresentação de Letícia Roccos, que interpretou a música “Because of you” foi muito emocionante. A música que já é um apelo romântico fortíssimo e está nas paradas de sucesso atual, foi a deixa perfeita para casais gays apaixonados se abraçarem e se beijarem alheio à todos e a tudo à sua volta. Foi um “must” ver os amantes se sentirem livres para expressar em público seus sentimentos de amor e carinho a seus pares. Embalados por “Because of You” o casal gay Marcelo e Gabriel não resistiram e se beijaram na voz de Letícia Roccos e foram muito aplaudidos pelo público. Diante desta cena, Sr. Geovani ao lado de sua esposa Célia e seus filhos adolescentes, moradores há 4 anos em Sepetiba, entrevistados pela colunista do Comunidade GLBT, disse considerar este um ato que deveria ser natural em qualquer lugar, não apenas numa ocasião de Parada Gay. Amor é amor, independe do sexo, até acho bonito- disse Sr. Geovani.Famílias inteira acompanhadas de crianças participaram, dançaram sem que nenhuma atitude avessa fosse registrada. Tudo transcorreu na maior normalidade.A noite seguiu com as apresentações de Natasha, Stefany D’Loran,Alanis Roccos, Flavia Holiday e Julia Mattos( que deu um show de visual e performance interpretando Ana Carolina).Depois de muita música que fez a galera se agitar e dançar na pista, nos bares e quiosques, regados a cerveja e muita caipirinha, finalmente foi anunciado o nome a vencedora do concurso.A vencedora do Primeiro Concurso de Rainha Gay de Sepetiba foi Letícia Roccos, que muito emocionada gritou ao microfone: -Gente, Homofobia é crime! Ao ser entrevistada, o travesti de 28 anos disse que é proprietária de um comércio já há alguns anos no bairro de Sepetiba, onde é muito querida e respeitada pela população local. Inclusive acrescentou:-“ boa parte de meus clientes são evangélicos e sempre me trataram com muito carinho e respeito. Mas eu quero esse tratamento garantido a todos os gays.Nós trabalhamos, somos gente e merecemos respeito de todos.”A 2ª Parada Gay de Sepetiba contou com o apoio e a presença das autoridade locais como: 27º Batalhão da Polícia Militar de Santa Cruz, CET-Rio, 14ªIGM, Destacamento do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz e Sub-Prefeitura de Santa Cruz.A organizadora do evento Xuxete Holiday, ao se despedir do público, agradeceu a presença das autoridades locais e do público local, assim como a participação da mídia local representada por Paulo Mendonça, diretor do site http://www.realnoticias.com.br/ e da instituição Mídia Comunitaria que registrou a manifestação com lisura e credibilidade. Encerrando, confirmou a para o dia 24 de setembro, a Parada Gay de Santa Cruz que terá sua concentração às 14 horas na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz.
VEJA COBERTURA FOTOGRÁFICA EM www.realnoticias.com.br
· Por onde andavam os anfitriões? Em conversa com o sempre simpático Pedro
Cunha Mello, fiquei sabendo que, tanto o Nelson como Nélio, estavam viajando.
Como deve ser boa a vida dos diretores dos nossos colégios.
· Esse cara é muito bom! Além do Prefeito César Maia, hors-concours em qualquer
participação pública, quem deu verdadeiro show foi o pandeirista, autor do
jingle da candidata-juíza. Não é que o cara faz até múmia se mexer?
· Zezo, da Acadêmicos de Santa Cruz, parece não ter ficado muito convencido
com o discurso da juíza Frossard. Chocho, muito chocho, imaginava ele.
· Já que o Ancelmo Góis (O Globo de 12/08/06, pág.26) chamou César maia de
?Personal styist?, bem que o Prefeito poderia dar uns conselhos à juíza,
com a imprescindível ajuda da sua filha Daniela e da Primeira Dama, Mariangeles,
estilistas de verdade, para que a candidata se vista com um pouco mais de
informalidade.
. Meritíssima, PELO AMOR DE DEUS!!! Que história é essa que juiz tem o mesmo
cheiro de bandido? Cuidado com a sua adrenalina.
· Aliás, conselhos é que o Prefeito não deve economizar, porque a juíza cometeu
uma série de gafes imperdoáveis. Como, por exemplo, iniciar a sua fala sem
cumprimentar, logo de pronto, o público, errar o sobrenome do seu colega
Rodrigo Maia, a quem chamou de Rodrigo Dantas e não citar nominalmente a
Professora Gracinha,principal organizadora da festa, já que pelos menos 60%
das pessoas que ali se encontravam foram levadas por ela.
· Eider Dantas agiu como uma espécie de mestre-de-cerimônias. Deu uma de
Padre Roberto, convidando a todos a rezarem o Pai-Nosso e até mesmo ensaiou
alguns berros de animador de rodeios. Discurso mesmo que é bom, o candidato
do Prefeito César Maia não fez.
· O diretor-geral do Real Notícias, jornalista Paulo Mendonça, não perdia
um só lance. Enquanto circulava, carregava pedra, e às escondidas, dava algumas
pitadas no seu charmoso cachimbo embebido no alcatrão, porque não há nada
melhor para desestressar.
· Zé Cocada, na sua irreverente simpatia, convidava a todos para um novo
encontro com a candidata-juiza, no dia 18 de agosto. Haja pandeiro e gritos
de rodeio, para ver se Denise Frossard desperta um pouco mais de empolgação,
na sua inascendível candidatura.
· Walter Priosti, do Ecomuseu, também marcou presença. Mas preferiu fugir
do palanque e dos salamaleques. Fez bem em juntar-se ao povo.
· Jacob Gribbler, FAMA/Cieszo, estava com um olho no padre e outro na missa.
Não largou o celular um único instante. Insistia e persistia, tentando fazer
o Zezinho Zaib, reitor da Faculdade Machado de Assis, largar seus compromissos
para estar com o Prefeito.
· Foi um sábado animado e diferente, porque afinal, César Maia acabou mostrando
ao povão de Santa Cruz que ele ainda é melhor como Prefeito Real, do que
como Prefeito Virtual.
· Agora, haja esforço para carregar candidatura tão pesada como a da juíza
Denise Frossard!
Sinvaldo do Nascimento Souza
7.8.06
Roteiro 01 - dia 19/08/2006 – Sábado - Batalhão-Escola de Engenharia
Villagran Cabrita.
.
Roteiro 02 - dia 26/08/2006 – Sábado – Solares e Palacetes.
Ponto de encontro e horário:
Solar dos Araújos – Anexo ao Santa Cruz Shopping.
Horário: às 09:00 hs.
O roteiro histórico terá duração aproximada de 03 horas.
Os roteiros da categoria comunidade serão feitos a pé.
Atenção: Mesmo em caso de chuva no dia e na hora marcada o roteiro não
será cancelado.
Inscrições e informações:
Pela internet:
http://www.santacruzrj.com.br/revisitada
Pessoalmente:
Entregar a ficha de inscrição nos seguintes endereços:
Santa Cruz Shopping (Administração).
Rua Felipe Cardoso, 540 - Santa Cruz - RJ
Tel: (21) 2418-9400.
Site: www.santacruzshopping-rio.com.br
CIEZO - Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste.
Avenida Cesário de Melo, 2723 - Campo Grande – RJ
Tel: (21) 3408-8991
Site: www.ciezo.org.br
NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz.
Rua das Palmeiras Imperiais, s/n Santa Cruz – RJ
Tel: (21) 2418-3140
Site: www.quarteirao.com.br
--------------------------------------------
Resumo do Projeto:
O Projeto Santa Cruz Re-visitada busca, através de roteiros históricos
gratuitos pelo bairro de Santa Cruz, conscientizar os alunos do ensino
fundamental da rede municipal de ensino e a comunidade, sobre a
importância do nosso patrimônio histórico.
O Projeto é Uma Realização do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de
Santa Cruz - NOPH
Está sendo Patrocinado pelo Santa Cruz Shopping
Tem o Apoio do Ecomuseu, do Conselho das Instituições de Ensino Superior da Zona Oeste -CIEZO, da Secretaria Municipal de Educação, da Faculdade Machado de Assis - FAMA, Jornal Real Notícias, Mídia Comunitária.e a Promoção do Site Santa Cruz RJ do Grupo PCG Desing.
Para maiores informações visite o nosso site em
www.santacruzrj.com.br/revisitada
2.8.06
Pequenos agricultores donos de sítios na Zona Oeste terão acesso a recursos cedidos pelo Fundo Carioca, o banco social da Prefeitura, para ampliar sua produção. Os beneficiados são vinculados à Escola Carioca de Agricultura Urbana, da Secretaria Municipal de Assistência Social, e receberão equipamentos e insumos no valor de até R$ 1 mil. Em contrapartida, deverão prestar serviços comunitários ou ceder parte da produção a famílias da região ou para escolas, creches e centros sociais.Os produtores participam do projeto Hortas Comunitárias, ao qual a Prefeitura presta apoio na forma de orientação técnica, sementes e mão-de-obra especializada, formada pela Escola Carioca de Agricultura Urbana. Em um ano, foram produzidas através do projeto cinco toneladas de alimentos de origem vegetal e animal – a Escola também prepara os interessados na criação de galinhas e codornas.
1.8.06
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro inicia às 6h30m desta quarta-feira, dia 2, a segunda fase da operação volta às aulas, quando a Prefeitura do Rio reinicia as aulas das 1.055 escolas da rede municipal de ensino. O esquema conta com 100 do Grupamento de Ronda Escolar, que retomam as diversas atividades desenvolvidas em 689 escolas. Deste total, 80 estarão em acessos a escolas municipais, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina da unidade. Já os outros 20 guardas estarão conduzindo palestras preventivas e atividades lúdicas, como gincanas e peças teatrais.
A primeira fase da operação volta às aulas começou na segunda-feira, 31, quando a rede particular de ensino retomou as atividades. Para proporcionar fluidez ao tráfego e minimizar reflexos no trânsito, a GM-Rio destacou 40 guardas da Coordenadoria de Trânsito (Ctran) para atuar nos corredores viários com grande concentração de escolas particulares e movimento intenso de veículos. A equipe da Ctran permanecerá orientando motoristas, nos horários de entrada e saída das escolas, por tempo indeterminado.
TRÂNSITO– Além de buscar fluidez de tráfego, os guardas que atuam nos corredores viários orientam motoristas para evitar obstruções de ruas e cruzamentos causados por filas duplas no embarque e desembarque de alunos. Com outros 300 guardas distribuídos diariamente em pontos estratégicos e de grande movimento da cidade, a Coordenadoria de Trânsito providencia ainda reforço para áreas que, porventura, apresentarem congestionamento. Os principais corredores são Botafogo (na Rua São Clemente, via de acesso aos Colégios Corcovado, Liese, Santo Inácio e Britânico), Humaitá (Rua Visconde Silva, acesso aos Colégios Andrews e Pedro II), Laranjeiras (Rua das Laranjeiras, acesso ao Colégio Franco Brasileiro) e Méier (na Rua Dias da Cruz, via de acesso ao Colégio Metropolitano).
ORIENTAÇÕES BÁSICAS- O comandante da GM-Rio, tenente-coronel Carlos Moraes Antunes, esclarece que os guardas de trânsito atuam com o foco na orientação do motorista, só multando em último caso, como quem insistir na infração, desobedecer à sinalização ou não atender aos GMs. “Não basta só a atuação da Guarda. Cada um deve fazer sua parte, e o cidadão precisa entender que é fundamental sua participação para termos uma qualidade de vida cada vez melhor”, diz o comandante, dando algumas dicas para motoristas e outros responsáveis que vão deixar ou buscar o aluno.
1- Não fazer fila dupla, obedecendo a fila indiana.
2- Não parar em local indevido, como calçadas, o que dificulta a passagem de pedestres.
3- Adotar ações que propiciem paradas rápidas, como fazer o embarque e desembarque em pontos antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais.
4- O aluno deve aguardar o veículo no ponto de encontro, antes da chegada do mesmo.
Dentro das ações de aperfeiçoamento de efetivo para os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro participa do Curso de Formação de Condutores de Cães de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que acontece entre 1º de agosto e 1o de setembro, em Brasília. A GM-Rio selecionou dois condutores - o inspetor Aluízio Alvarenga e o guarda Sérgio Murilo de Oliveira -, e dois cães Hunter (da raça labrador) e Miss (pastora belga), do Grupamento de Cães da Guarda (GCG), para aprimorar as técnicas de adestramento, incluindo, as de busca e resgate de vítimas em escombros.Com módulos práticos e teóricos, as aulas acontecem no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Com elas, a GM-Rio pretende ampliar a experiência, de três anos, do GCG para participar de ações preventivas de segurança do Pan 2007. O projeto dos cães farejadores foi implantado em 2003, quando a Guarda preparou quatro labradores para auxiliar a Defesa Civil Municipal em ações especiais. Durante um ano, os cães foram treinados utilizando brincadeiras tipo esconde-esconde, com um recipiente com odores de sangue, suor e tecidos humanos enterrado para que os cães tentem localizá-lo. Em junho de 2005, os cães localizaram com vida a menina de 7 anos, que ficou soterrada nos escombros do incêndio provocado pela explosão de um botijão de gás na Favela do Jacarezinho.Grupamento de Cães de Guarda –O GCG foi criado em 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. Hoje, são 68 guardas e 45 animais, sendo 39 pastores alemães com pedigree, três labradores, dois rotweiller e um fox paulistinha, que recebem treinamento freqüente para atuar no patrulhamento, no auxílio à Defesa Civil e nas apresentações de adestramento, o showdog. Toda a equipe do GCG foi formada no Curso de Condutores de Cães da GM-Rio, com aulas práticas e teóricas de disciplinas como noções básicas de Veterinária, Cinofilia, Adestramento, Emprego Tático e Psicologia.
28.7.06
Aniversário do Ev. Oséias Boier
Dia 4 de Junho, a congregação Tanque de Siloé, que pertence a CADESC, esteve em festa pela a passagem do aniversário Evangelista Oséas Boier da CADESC - Catedral das Assembléias de Deus em Santa Cruz..
Presença dos cantores: Paulo Medeiros (Campo Grande), Romário Valentim (Sepetiba), Laura Tacares e Trajano (Itaguaí), Silas de Paula, Ilton Azevedo, Evaristo, Odemir Bohrer Creuza Culinária (Mauá/SP).
O Preletor da noite foi o Pr. Ivan Hilário (Presidente da Assembléia de Deus – Jardim Guandu – Nova Iguaçu , que foi o professor de Oséias Boier no Ensino Médio).
Foi um culto lindo, com muitos cantores, refrigerante, salgados e um bolo com o nome do Oséias gravado. O Oséias agradece o telegrama do Ver. Romualdo Boaventura, Arolde de Oliveira, Paulo Mendonça, Bp. Dr. Manoel Ferreira, Odenir, Pr. Paulo Sérgio e a telemensagem do Pr. Ivan Hilário.
O Pr. Pres. da CADESC: José P. Teixeira (foto com Oséas), Pr. Luis Santos (1º Vice), Paulo Mendonça (Diretor deste jornal), Pr. Jorge Luiz (dirigente do Tanque de Siloé), Pr. Demóstenes (2º), Dca. Celeir, Dc. João Lucas parabenizam o Ev. Oséias Boier por mais um ano de vida. e o Pr. José Pedro afirma: Oséias, siga em frente, pois o caminho de chegada está mais perto do que o caminho de volta”.
Oséas é o titular da coluna evangélicos em Ação e diretor de divulgação do e Jornal Real Notícias, evangelista, e diretor de comunicação na CADESC.
26.7.06
A imprensa de nossa região fica mais pobre com a partida da companheira Hellen Mercy. Sua participação sempre ativa em defesa da mídia alternativa e da valorização dos eventos produzidos em nossa região.A Jornalista Hellen Mercy, faleu, no dia 26 de julho de 2006, por volta dás 19 horas.A imprensa divina ganha uma excelente profissional!
21.7.06
Professores e alunos da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes conhecem espaços de preservação da Memória da Aviação Brasileira
Cerca de quatrocentos alunos e 40 professores da ESCOLA MUNICIPAL 10-19-047 JOAQUIM DA SILVA GOMES, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, estão tendo a oportunidade de conhecerem centros culturais, museus e outros espaços de preservação e divulgação da memória da Aviação Brasileira, em projeto intitulado SANTOS DUMONT, UM HERÓI BRASILEIRO, que está sendo desenvolvido pela escola situada em Santa Cruz, de maio a novembro de 2006.
Contando com o apoio da professora Maria das Graças Gonçalves Muller (Gracinha)coordenadora da 10ª CRE, que tem cedido os ônibus para a organização das visitas, a atividade vem atraindo o interesse dos alunos do ensino fundamental(5ª a 8ª séries) que passaram a ter mais um motivo para aprofundar seus conhecimentos sobre a vida de Santos-Dumont, neste ano em que se comemora o centenário do vôo do 14bis.
Além de oportunidade que tiveram para conhecer o CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (CREP) da Prefeitura, os alunos da Escola Joaquim da Silva Gomes visitaram também o Aeroporto Santos-Dumont e o MUSEU AEROESPACIAL, no Campo dos Afonsos.
No CREP, localizado na Avenida Presidente Vargas, centro da Cidade, professores e alunos puderam assistir a exposição intitulada SANTOS-DUMONT, O INVENTOR DO COTIDIANO, complementada por documentário em vídeo e programa interativo produzido especialmente para a mostra.
Em comemoração ao centenário do vôo do 14 bis, o MUSEU AEROESPACIAL também organizou uma programação especial que inclui várias exposições e eventos que estão sendo desenvolvidos ao longo deste ano.
Para os alunos da ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DA SILVA GOMES, as visitas aos espaços de memória da Aviação Brasileira é uma forma agradável de conhecer a obra do gênio que foi ALBERTO SANTOS-DUMONT, que além de inventor do avião, se destacou internacionalmente pelo seu espírito dinâmico e criativo.
Sinvaldo do Nascimento Souza
E-mail: sinvaldo@globo.com
19.7.06
É a instituição que esta sendo formada por iniciativa da equipe dos jornais: Real Notícias e Vitrine, afim de desenvolver projetos de capacitação a crianças, jovens e adultos, na área de comunicação comunitária e outras e canalizar as ações das comunidades na imprensa da região, formando assim um elo, entre quem realiza e quem divulga. A Assembléia de fundação e eleição da diretoria, foi no dia 13 de junho, no auditório do Conselho Distrital de Saúde da A.P 5.III e foi presiddida pelo idealizador da instituição Paulo Mendonça e secretariada pelo diretor do Jornal Vitrine, José Reanto.
A diretoria eleita foi empossada na mesmo ato, e foi o investidor da posse o Jessé Cardodo, que é o Presidente da Associação Regional de Imprensa da Zona Oeste e diretor do Jornal Folha da Terra. Formam a diretoria da MÍDIA COMUNITÁRIA as seguintes personalidades: Paulo Mendonça - diretor geral. José Renato - diretor administrativo, Adalgisa Castro diretora financeira, Edna Lima - diretora de comunicação e Miguel Jacob - diretor jurídico. O Conselho Fscal é formado por: Adelson Alípio, Celeste Cardoso da Silva e Genita Corrêa Lemos, e os suplentes são: Canarinho de Sepetiba, Marly Mattos e Velho Dudu.A primeira parceria da instituição já esta sendo firmada com a FAMA - Faculdade Machado de Assis, para viabilizar um espaço para sede de trabalhos e dos encontros comunitários.
Nosso e-mail: midiacomunitaria@yahoo.com.br