Realizada, no dia 14 de Fevereiro, no Centro Comunitário Santo Expedito, Sepetiba, tendo sido provocada pelo Padre Geraldo, Pároco de Sepetiba e dinamizada pelo Vereador Adilson Pires e amplamente divulgada por dirigentes institucionais e militantes dos diversos segmentos da sociedade local, a audiência contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc e da Presidente da Serla, Marilene Ramos.
Na ocasião foi anunciado pelo secretário Carlos Minc, a criação do Programa de Despoluição da Baía de Sepetiba e pela presidente da Serla, o projeto de revitalização das praias de Sepetiba, com as obras de urbanização das Praias de Sepetiba, Recôncavo (D. Luiza) e Cardo, onde será feita uma contenção da lama poluída com um produto impermebializante e a colocação de uma nova camada de areia limpa, que aumentará a faixa de areia e possibilitará a criação de áreas de lazer e esporte nas praias.
Ao falar da despoluição da Baía de Sepetiba, o secretário Carlos Minc, reafirmou seu compromisso de militante nas questões ambientais e ressaltou a grande preocupação sua e de toda a equipe técnica da secretaria com a região. E por isso esta criando o PDBS, que será uma constante de ações em médio e longo prazo em prol da revitalização da Baía de Sepetiba.
O investimento será de cerca de R$ 21 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
Entre as intervenções, está prevista a dragagem da Praia de Sepetiba, com a retirada do lodo e sua substituição por areia limpa, aumentando a faixa útil – que poderá ser utilizada para eventos esportivos e culturais – e impedindo que ocorra novo assoreamento.
Nas praias do Cardo e Dona Luiza, serão realizadas obras de recuperação das faixas de areia e dragagem, permitindo que elas se tornem navegáveis. As iniciativas fazem parte de um programa mais amplo, realizado em conjunto com a Prefeitura do Rio, de despoluição da Baía de Sepetiba, por meio de projeto de esgotamento sanitário, e de urbanização da orla das praias.
A Serla contratou a empresa Aquamodelo, que está concluindo a elaboração do projeto executivo dos serviços. O pedido de licenciamento ambiental da execução das obras já foi encaminhado à Feema e o processo licitatório deve começar em março. A previsão é que as obras estejam concluídas no próximo verão.
A limpeza das praias de Sepetiba, que estiveram entre as mais visitadas do município nas décadas de 70 e 80, vai beneficiar o comércio local, o turismo e os moradores. Associada ao projeto de despoluição da Baía de Sepetiba, as intervenções promoverão ainda a volta da atividade pesqueira à região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário