21.6.11

ZONA OESTE DO RIO GANHA PRIMEIRA ESCOLA VERDE DA AMÉRICA LATINA


Governador Sérgio Cabral no momento de sua fala ladeado por personalidades, autoridades e diretores da CSA.


Escola fica em Santa Cruz e foi idealizada em parceria do Governo do Estado com o grupo Thyssenkrupp CSA

O bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, ganhou a primeira escola sustentável da América Latina, e seus duzentos estudantes, a oportunidade de se formarem em administração, com enfoque em logística, sem agredir o meio ambiente. O governador Sérgio Cabral inaugurou o Colégio Estadual Erich Walter Heine, idealizado em parceria com o grupo Thyssenkrupp CSA, no dia20/5. A instituição, que recebeu investimentos de R$ 11 milhões, foi construída com materiais ecologicamente corretos e tem sistema de reaproveitamento de água da chuva, coleta de lixo seletivo e telhado verde.
Vissivelmente feliz o governador Sérgio Cabarl, declarou; “Esse novo conceito educacional é algo extraordinário, que começou a ser concretizado no Nave com cursos tecnológicos em parceria com a empresa Oi, e depois foi realizado no Nata com o grupo Pão de Açúcar na área de alimentação. Na Erich Walter Heine, eles vão aprender a serem empreendedores, administradores e ecologicamente corretos, em uma região carente que necessitava de um colégio dessa dimensão” - afirmou o governador, que anunciou a entrega de laptops para todos os estudantes da escola.
A carência de colégios de ensino médio na região onde funciona o complexo siderúrgico da CSA foi um dos motivos para a criação do Colégio Erich Walter Heine, uma homenagem ao presidente do Conselho de Administração da Thyssenkrupp, uma das vítimas do voo 447 da Air France. A unidade também reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável de Santa Cruz.
- É com muito orgulho que inauguramos essa escola que traz inovação e qualidade de educação para a região. Hoje, nasce a primeira unidade educacional feita de acordo com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que certifica construções sustentáveis. Em todo o mundo, há apenas 120 escolas certificadas. E agora na Cidade Maravilhosa - disse o presidente do grupo Thyssenkrupp CSA, Hebert Eichelkraut, que doou mochilas e material escolar aos alunos da instituição.
Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, o Rio de Janeiro precisa de instituições profissionalizantes e inovadoras como o Colégio Estadual Erich Walter Heine para suprir a demanda resultante do excelente calendário de investimentos e eventos do estado para os próximos anos. Risolia afirmou, ainda, que pretende levar o conceito de sustentabilidade para toda a rede estadual.
Ao falar a nossa equipe o vereador ELTON BABÚ, morador de Santa Cruz, disse: “È motivo de muito otgulho ver um colégio profissionalziante e o primeiro deste tipo no Brasil, ser inaugurado em nosso bairro.O Colégio já está funcionando desde fevereiro e a alegria dos alunos é a prova que esta tudo funcionando bem”.
O Gilberto Aragão - presidente da Associação de Moradores, agradeceu a CSA , Governo do Estado e a Prefeitura do Rio pelos investimento e citou todas as instituições comunitárias da reta do João XXIII.
Sustentável da fundação ao telhado
Com o objetivo de assegurar o melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior eficiência energética, a escola foi construída com materiais ecologicamente corretos e com recursos para diminuir os gastos com refrigeração. Lâmpadas de led para reduzir em até 80% o consumo de energia, coleta de lixo seletivo, horta orgânica e sistema de aproveitamento de água de chuva também fazem do novo colégio referência para outros empreendimentos.
A escola de Santa Cruz também tem o telhado verde, com vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva. Além da importância ambiental, o ecotelhado terá papel fundamental na formação dos alunos, se tornando um espaço de aprendizagem. A área verde da unidade pública-privada crescerá ainda mais: está prevista a instalação de painéis solares para aquecimento de água e espaço para reciclagem.
A unidade possui também laboratórios de informática, bioquímica, artes e administração, biblioteca multimídia e piscina - receberá mais 400 estudantes até agosto, oferecendo o ensino técnico. Nos fins de semana, o Colégio Estadual Erich Walter Heine abrirá suas portas à comunidade do bairro da Zona Oeste com a realização de atividades esportivas e culturais.

Um comentário:

Susana disse...

Olá, vcs poderiam me informar o telefone do colégio Erich heine?