18.11.07

GG/ISC - Grupo Gestor da Iniciativa de Santa Cruz, foi transformada em MÍDIA COMUNITÁRIA

A instituição GG/ISC - Grupo Gestor da Iniciativa de Santa Cruz, foi transformada em MÍDIA COMUNITÁRIA, em Assembléia Geral Extrordinária, com a presença de seus sócio fundadores, no dia 13 de agosto, na sede provisória da instituição, gentilmente cedida pela FAMA - Faculdade Machado de Assis, que fica situada na Praça Marquês de Herval, nº 4 - Santa Cruz e aprovou a alterção, o novo estatutos e elegeu a diretoria que tem a seguinte formação: DIRETOR GERAL: Paulo Mendonça; DIRETOR FINANCEIRO: Adalgisa Castro Pereira; DIRETOR ADMINISTRATIVO: Edna Lima; DIRETOR JURÍDICO: Miguel Jorge Jacob; DIRETOR DE COMUNICAÇÃO: Velho Dudu; E O CONSELHO FISCAL: Presidente: José Renato P. Silva; Secretário: Francisco José Medeiros; Vogal: Canarinho de Sepetiba e os Suplentes: - Celeste C. da Silva - Francisco P. Maranhão - Marli Mattos.Outra decisão importante foi a manutenção do Professor JOSÉ ZAIB, Reitor da FAMA, como PRESIDENTE DE HONRA da instituição.Com a nova denominação e de acordo com suas propostas no estatutos e anunciadas na assembléia, a instituição irá trabalhar na melhoria da qualidade de comunicadores, no apoio aos veículos impresso e emissoras comunitárias, assim como na capacitação de jovens e adultos na utilização da mídia regional e diária e funcionará como uma agência de notícia comunitária.O idelaizador da instituição e nosso diretor geral, Paulo Mendonça, declarou: “Nossa responsabilidade aumenta muito ao suceder o GG/ISC como institituição, pois a herança de trabalho e de seriedade do grupo que criou e conduziu a instituição é o melhor possívél... O GG/ISC em seu auge promoveu um chamar de consciência de todas as camadas da sociedade que integrava seu corpo de sócios e dirigentes... Foi realizado muito!... Além da credibilidade da diretoria tão bem conduzida pela querida Professora Adalgisa Castro, ainda temos a honra de tido o aceite do Professor José Zaib para permanecer como presidente de honra... Teremos que trabalhar muito para fazer jus desta herança e desta credibilidade”.

4.11.07

A MAIOR FESTA DAS CRIANÇAS EM SEPETIBA FOI PROMOVIDA PELO WILLIAN COELHO




PELA PRIMEIRA VEZ NA PRAIA DO RECÔNCAVO (D.Luiza) AS CRIANÇAS TIVERAM UMA FESTA COM BRINQUEDOS, SHOW, BRINCADEIRAS, BOLO, DOCES, ALGODÃO DOCE, PIPOCAS E MUITO CARINHO
Além de reformar totalmente os brinquedos e a Praça onde fica a Gruta com a imagem de São Jorge na Praia do Recôncavo, o grupo do WILLIAN COELHO, que é comerciante e morador em Sepetiba, promoveram uma grande festa para as crianças no dia 12 de outubro, onde foram distribuídos: mil brinquedos, mil sacos de doces, mil cachorro quente, dois mil e quinhentos sacos de pipoca, dois mil e duzentos algodão doce e milhares de pipas. Além de um bolo gigante, três pula-pula e show infantil, onde vários personagens fizeram a alegrias dos pequenos.A festa que teve a participação de mais de três mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, foi realmente um sucesso e movimentou o calçadão da Praia do Recôncavo, inclusive com muita música e assim ajudando aos comerciantes a terem mais movimento em seus quiosques, bares e lanchonetes.Ao falar aos presentes, Willian Coelho se mostrou satisfeito pela oportunidade de fazer a alegria das crianças no seu dia. “Iremos fazer muito mais, nossa equipe é dedicada e quer o melhor para Sepetiba e para a Cidade do Rio de Janeiro, Vem muita coisa boa por aí, estamos pensando em toda a população... Vamos fazer muito!”, disse Willian Coelho.

Comissão de Saneamento da Câmara Municipal vistoria obras em Sepetiba




A Comissão dos Programas Pró-Saneamento e Saneamento para Todos, da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Carlo Caiado (DEM/RJ), visitou hoje, as obras de implantação de esgotamento sanitário e drenagem da Subsecretaria de Águas Municipais (Rio-Águas), em Sepetiba. A vistoria da Comissão foi acompanhada por técnicos da Rio-Águas. Caiado comentou sobre as obras:
- Era inadmissível que um dos bairros mais tradicionais da cidade não tivesse saneamento. Estou satisfeito, pois, participei desde o início da luta dos moradores da Zona Oeste, em especial os de Sepetiba, para conquistar o saneamento, que é um direito da cidadania. Com o saneamento, os problemas de saúde da população diminuirão sensivelmente, enquanto o bem-estar de todos crescerá consideravelmente. O primeiro passo de uma jornada foi dado, mas meu trabalho não encerra aqui. Batalharei sempre por mais qualidade de vida para toda a Zona Oeste.

Comissão Especial de SANEAMENTO DA ZONA OESTE DA ALERJ visitou obras em SEPETIBA




A Comissão Especial Saneamento Zona Oeste da ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que foi uma iniciativa do Deputado Estadual RODRIGO DANTAS, tem o objetivo de acompanhar o Programa de Saneamento da Zona Oeste, que irá beneficiar 21 bairros, através do convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, esteve no dia 31 de novembro, em vistoria as obras em Sepetiba, onde já teve início as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário, a construção da Estação de Tratamento de esgoto e a implantação da Linha-Tronco de Esgoto Sanitário. Na vista a Sepetiba, além de ouvir o detalhamento da parte técnica, através do Eng. José Rodrigues da Subsecretaria de Águas Municipais (Rio-Águas), o Deputado Rodrigo Dantas, circulou por várias ruas onde as obras já estão sendo executadas e conversou com os moradores e colocou a disposição dos mesmos o telefone 25881243 e o e-mail: rodrigodantas@alerj.rj.gov.br, para quaisquer informação ou reclamação sobre as obras. Os moradores que acompanharam o Deputado Rodrigo Dantas na vistoria das ruas visitadas, disseram estarem satisfeitos com a qualidade das obras e com o interesse dos deputados, através da comissão, em especial a presença de Rodrigo Dantas.Como profundo conhecedor da região, o Deputado Rodrigo Dantas, falou da importância da execução destas obras, pois em algumas ruas as águas em dia de chuva passam de um metro de altura e esta obra irá desenvolver a região e dar dignidade na moradia desta população, que merecem respeito do poder público.O Sérgio, morador da Rua do Iate e membro da Comissão de Pró-Revitalização da Baía de Sepetiba, afirmou: “Sempre reclamei da Prefeitura, mas se a obra cumprir o que está previsto, irei passar a elogiar com muito gosto.”O Sr. Javier da Comissão de Pró-Revitalização da Baía de Sepetiba, questionou o prazo de início das obras na área da Praia de Sepetiba, mas recebeu do Eng. José Rodrigues a tranqüilidade de que haverá tempo de conciliar com a melhoria da faixa de areia.

31.10.07

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESINTEGRAM A "BASE ALIADA"!

1. Só a ingenuidade permitiria projetar qualquer expectativa de unidade da -chamada- "base aliada", nas eleições municipais de 2008. É fácil entender. A lógica da eleição dos deputados estaduais e federais passa por eleger uma base própria de vereadores e prefeitos. Nesse sentido, de nada adianta vencer eleições se esta vitória não vier acompanhada dos parceiros próprios e diretos que os deputados atuais ajudarem a eleger.

2. Na dinâmica inorgânica e pulverizada do sistema eleitoral brasileiro -com voto proporcional aberto- não dá no mesmo para um deputado que seu partido eleja mais vereadores em um município. O fundamental é que o seu vereador seja eleito. Da mesma forma, de nada interessa se o prefeito eleito foi de sua coligação, se este não é aliado pessoal seu.

3. Esse jogo impede que -em nível municipal- a ampla e heterogênea -"base aliada"- do governo se sustente.

4. E tem mais. A natureza hegemonista do PT e o patrulhamento de seus setores mais radicalizados impelem suas convenções na direção de ter candidatos próprios. Coligação sim, pensam eles, mas desde que a cabeça seja do PT.

5. Mesmo o esforço que PCdoB, PSB e PDT farão para estarem juntos em 2008 se esfumará, a menos que um nome deles seja favorito, destacado numa certa eleição e numa grande cidade. E olhe lá.

6. Após as eleições vêm os entulhos de campanha, os conflitos específicos, os ganhos, as perdas... o que construirá um difícil ano de 2009, onde os cacos da "base aliada" deverão ser recolados, o que não ocorrerá em pouco tempo.

7. Quanto mais aliados um deputado elege, maior a probabilidade de ele mesmo se eleger em 2010. Nas eleições municipais o espalhamento será inevitável. E reagrupar depois não será tão simples quanto agrupar após as eleições nacionais, quando o quadro de deputados se decide e quem sobrou, sobrou.

Fonte: Ex-Blog CESAR MAIA

29.10.07

BANGU-SHOPPING: UMA INTERVENÇÃO MAIS URBANA QUE COMERCIAL!

1. Dia 30 de outubro será inaugurado o Bangu-Shopping, no imóvel -preservado- da antiga -e clássica- Fábrica Bangu. Esse investimento -mais que impacto comercial- tem um impacto urbano.

2. Décadas atrás -Bangu era um bairro industrial com marca associada a industria da moda e com padronagem internacional- por sua fábrica de mesmo nome, e promoções associadas como Desfile de Moda Bangu, Miss Bangu, etc... O multiplicador gerou uma ocupação ordenada do solo, pelas casas construidas para os trabalhadores e um forte entorno comercial e de lazer com o clube, cinemas, etc...

3. Na época o eixo ferroviário Bangu-Madureira, expressava uma forte e densa atividade econômica industrial-comercial. Madureira chegou a ser o maior contribuinte de imposto ao varejo da cidade. Na época Bangu era um pólo do eixo da Zona Norte. Com o esvaziamento da Fabrica e o multiplicador que produziu, aliado ao esvaziamento comercial da Madureira, toda a região foi afetada.

4. A classe média local passou progressivamente a migrar para outros bairros inclusive a Barra da Tijuca -seja residencialmente, seja -especialmente como consumidora. Bangu - pólo do eixo da Zona Norte passou a não mais ser percebido assim. e passou -na época, por absorver as características dos demais bairros da grande região em processo de ocupação desordenada, que durou até os anos 80.

5. Em 2001 uma pesquisa feita com jovens de classe média local apontou que 93% deles tinham como prioridade ter um shopping de qualidade. A tradução disso é lazer de qualidade com segurança e beleza. Imediatamente a prefeitura iniciou as obras do Rio-Cidade de Bangu, onde o arquiteto Paulo Casé apostou na qualidade e beleza. O resultado comercial foi espetacular a ponto de que uma faixa problemática e conflitiva de camelôs, ter sido transferida para um mercado construído pelo projeto, com grande sucesso e tranquilidade.

6. Simultaneamente, junto com o proprietário da Fabrica, a prefeitura iniciou os estudos de instalação de um shopping garantindo a preservação patrimonial básica da Fábrica. Vários modelos foram testados e finalmente os grupos João Fortes e Alliancce, assumiram o projeto que será inaugurado este mês. Esta intervenção relança Bangu como pólo do eixo Zona Norte e rearticula Bangu-Madureira.

7. Nesse momento a prefeitura através da secretaria de urbanismo, caminha para aprovar o projeto Light-Brascan em Madureira, de construção de edifícios residenciais de classe média, nas áreas da Lit, a partir da compactação das linhas de transmissão, associada a um parque público e intervenções de qualificação urbana que virão em seguida. Com isso relança-se esse eixo Bangu-Madureira. Certamente a Supervia irá "metrolizar", (qualidade, ar condicionado, frequencia menor), os trens neste trecho, sinergizando com a reativação comercial da área.

8. O Bangu- Shopping tem área de 140 mil m2, sendo 43.300 área bruta locável -ABL. Terá 200 lojas com as lojas âncoras (Lojas Americanas, Leroy Merlin, Leader Magazine, Casas Bahia, Casa & Vídeo, C&A, Ponto Frio e CineSystem). A praça de alimentação terá 1.110 m2. O estacionamento tem capacidade para 2,6 mil vagas. Serão 3 mil empregos diretos e certeza que 200 mil veículos e pelo menos 1 milhão de pessoas circularão por mês nos corredores do Bangu-Shopping. Pelo menos!

9. Esse é um exemplo de intervenção urbana ancorada duplamente, pela urbanização de qualidade do calçadão de Bangu (Rio-Cidade), e pelo Bangu-Shopping, que se articularão com a revitalização do centro de Madureira via projeto Light-Brascan-Prefeitura, relançando toda a região afetada. Pelo menos!

Fonte: Ex-Blog CESAR MAIA

28.10.07

GG/ISC - Grupo Gestor da Iniciativa de Santa Cruz, foi transformada em MÍDIA COMUNITÁRIA

A instituição GG/ISC - Grupo Gestor da Iniciativa de Santa Cruz, foi transformada em MÍDIA COMUNITÁRIA, que tem a seguinte diretoria e conselho:
DIRETOR GERAL: Paulo Mendonça
DIRETOR FINANCEIRO: Adalgisa Castro Pereira
DIRETOR ADMINISTRATIVO: Edna Lima
DIRETOR JURÍDICO: Miguel Jorge Jacob
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO: Velho Dudu
O CONSELHO FISCAL
Presidente: José Renato Pereira e Silva
Secretário: Francisco José Gonzalez Medeiros
Vogal: Canarinho de Sepetiba
Suplentes: - Celeste Cardoso da Silva - Francisco de Paula Maranhão - Marli Martins Mattos

NOSSA COMUNIDADE AQUI NO ORKUT:http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17371066

CINEMA NO FERIADÃO NA PRAIA DO RECÔNCAVO

(Dona Luiza - SEPETIBA - Traga a sua cadeira) GRÁTIS!!!
dia 15 - às 20.00h - 3 ladrões e um bebê
22.00h - BOPE - TROPA DE ELITE
dia 16 - às 20.00h HOMEM ARANHA 3
22.00h - Ó pai ódia 17 - às 20.00h -"O príncipe DIDI e a princesa LILY " com Renato Aragão e XUXA às 22.00h - O AGENTE.
dia 18 - às 20.00h - SHREK 3 - às 22.00h - OS 300 - com Rodrigo Santoro
PIPOCAS E ALGODÃO DOCE DE GRAÇA À PARTIR DAS 17.30h.

10.9.07

Rodrigo Dantas garante: saneamento da Zona Oeste será fiscalizado de perto

Comissão da ALERJ realizou AUDIÊNCIA PÚBLICA
Tendo como presidente o Deputado Estadual RODRIGO DANTAS, a Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Rio para promover o levantamento das ações do poder público no programa de saneamento da Zona Oeste, realizou no dia 21 de agosto, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, onde o principal foco foi as obras que serão realizadas em SEPETIBA e contou com a participação das mais importantes representações do bairro. Entre elas:Sérgio Magno, Magali, Haydê, Cláudio, Rose, Angélica, Eunice, Jorge Salviano, Paulo Duque Estrada, Vilma, Prof. Miguel. Além de lideranças e personalidades, das quais destacamos as seguintes: F.P. Maranhão, Prof. Billy, Profª Gracinha, Zé Cocada, Paulo Mendonça e Genilson. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Eider Dantas, declarou durante a audiência: “Em 10 anos, todas as casas dos 21 bairros da Zona Oeste do Rio contarão com saneamento básico, que beneficiará cerca de 1,9 milhão de habitantes”.A Rio-Águas, obedecendo às regras do contrato firmado com o governo do Estado, iniciou em julho os serviços de manutenção no local e já oferece três postos de atendimento ao público. O gerente de Planejamento da subsecretaria, Edson Mendonça, ressaltou que, com as obras, a Prefeitura pretende elevar os indicadores de condições de Saúde e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Zona Oeste da cidade. “Como conseqüência, nós também esperamos uma valorização imobiliária na região e uma economia mais dinâmica”, disse.As obras de saneamento e urbanização, serão iniciadas na Zona Oeste, por Sepetiba e serão realizadas em etapas, tendo o início previsto para o decorrer do mês de setembro e o principal canteiro de obras será construído na Rua José Fernandes, próximo a Casa de Saúde Republica Croácia.O Deputado Rodrigo Dantas garantiu que a comissão da ALERJ e a Comissão criada na Câmara Municipal, por indicação do Vereador Carlo Caiado, irão atuar de forma firme a garantir a qualidade da obra e promoverem o intercâmbio entre a competente equipe da Rio-Águas e a população local. “Eu estarei pessoalmente em cada trecho da obra em Sepetiba e em toda a Zona Oeste”, disse o Deputado Estadual RODRIGO DANTAS.Sobre a denúncia que a Subprefeitura de Santa Cruz e Guaratiba, estaria oferecendo emprego em troca de apoio político ao seu titular, foi informado pelo Prof. Lino (assessor do subprefeito), é que o órgão tem um banco de emprego em todas as áreas e o Subprefeito Chiquinho Sepetiba, busca auxiliar as pessoas na conquista de uma vaga de emprego. Sobre o assunto o Secretário de obras, EIDER DANTAS, declarou: “Se chegar uma prova de alguém que esteja utilizando a questão dos empregos politicamente, podem ter certeza que eu levo ao Prefeito CESAR MAIA e ele demite na hora”.O Deputado RODRIGO DANTAS, assumiu em nome da comissão que será feito contato com as empreiteiras que irão realizar as obras, pedindo que deêm prioridade nos empregos aos moradores de cada comunidade.A Comissão da ALERJ, é composta pelos deputados RODRIGO DANTAS, WAGNER MONTES e NATALINO.



COMENTÁRIO DA REDAÇÃO:
No dia 21 de julho, na presidência da COMISSÃO ESPECIAL DA ALERJ, que se destina a fiscalizar as obras que a Prefitura do Rio de Janeiro irá realizar no saneamento da Zona Oeste, o Deputado Estadual RODRIGO DANTAS, deu prova de sua liderança, comprometimento e envolvimento com a região, quando na AUDIÊNCIA PÚBLICA, teve a participação de lideranças dos diversos segmentos de Sepetiba, Santa Cruz, Paciência, Campo Grande e Bangu e conduziu com sabedoria e seriedade, inclusive enfrentando questionamentos e contibuindo com a informação correta e a formação da opinião pública de qualidade.

ENQUETE

1. O QUE VOCÊ ENTENDE POR CIVISMO E PATRIOTISMO?
2. O QUE É O ESTADO POLÍTICO?
3. O QUE VOCÊ ENTENDE POR POLÍTICA?
4. O QUE É E ONDE SE INSERE A EDUCAÇÃO CÍVICA?
5. O QUE VOCÊ ENTENDE POR PARTIDOS POLÍTICOS?
6. O QUE É OPINIÃO PÚBLICA/
7. QUAIS OS PRIMEIROS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA?
8. O QUE É ESSENCIAL PARA A EXISTÊNCIA DE UM REGIME DEMOCRÁTICO?
9. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A POLÍTICA NO BRASIL?
10. O QUE É A SOCIEDADE CIVIL E QUAL A SUA RESPONSABILIDADE EM UM REGIME DEMOCRÁTICO?

A Professora Adalgisa Castro, especialista em Cidadania e Política.

PRÊMIO FEUC DE LITERATURA 2007

JUSTIFICATIVA: A FEUC, através do seu Centro Cultural, realiza o PRÊMIO FEUC DE LITERATURA - Versão 2007, com o objetivo de incentivar a criação artística e premiar seus autores.
CATEGORIA: O Prêmio FEUC de Literatura se divide em três categorias:- Aluno da FEUC (estudante da Faculdade, da Pós-Graduação, do CAEL e do Colégio Magali);- Comunidade (quem reside no Estado do Rio de Janeiro, não sendo aluno da FEUC);- Outros Estados (quem não reside no Estado do Rio de Janeiro).
MODALIDADE: Poema.
TEMA: De livre escolha para as três categorias.
APRESENTAÇÃO: A obra deverá ser digitada em papel A4.
QUANTIDADE: 1 (uma) obra por candidato; no máximo 30 (trinta) versos; fonte Times New Roman; tamanho 14; enviar 6 (seis) cópias do poema e o disquete (ou cd).
IDENTIFICAÇÃO: Abaixo do poema, colocar o pseudônimo e a categoria a que pertence o autor.
- Numa ficha anexa, as seguintes informações: nome, endereço, CEP, telefone, e-mail, pseudônimo, título do poema, nome do intérprete e a categoria em que está concorrendo. - Não é necessário enviar currículo.- No envelope, deverão constar: Prêmio FEUC de Literatura 2007, pseudônimo e categoria.
INSCRIÇÃO: De 01 de julho a 30 de setembro, valendo a data da postagem nos correios.
- Os trabalhos deverão ser entregues na tesouraria da FEUC, ou enviados para:Centro Cultural da FEUCPRÊMIO FEUC DE LITERATURA 2007Estrada da Caroba, 685 - Campo Grande - Rio de Janeiro/ RJ CEP 23085-590 (Tesouraria)
Veja o REGULAMENTO COMPLETO em: www.feuc.br

14.8.07

TOMOU POSSE A NOVA EXECUTIVA E COMISSÃO DE ÉTICA DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DA 27ª AISP



Em solenidade no 27º Batalhão de Polícia Militar, no dia 13 de agosto, tomou posse a nova executiva e comissão de ética do CCS-27ª AISP, que tem a seguinte formação: Presidente: PAULO MENDONÇA; Vice-Presidente: ADELSON ALÍPIO; 1º Secretário: MARCELO MACHADO ESTEVES; 2º Secretário: F. P. MARANHÃO; Diretora Social e de Assuntos Comunitários: ADALGISA CASTRO MEMBROS DA COMISÃO DE ÉTICA: ÀVILA, DUDU e FABIANO.O ato-solene, teve a participação dos membros natos da 27ª Área Integrada da Segurança Pública e dirigentes institucionais, militantes comunitários, oficiais do estado maior do batalhão, inspetores da delegacia.Ao falar em nome da executiva e da comissão de ética, o Paulo Mendonça, ressaltou a dedicação dos policiais militares e civis na região e destacou a redução de todos os índices de violência na área, além do envolvimento com a comunidade.
Calendário das reuniões ordinárias do CCS 2007/2008Plenárias sempre dás 10 ás 12 horas - toda última 3ª feira do mês28 de agosto de 2007 - 25 de setembro de 200730 de outubro de 2007 - 27 de novembro de 200718 de dezembro de 2007 (excepcionalmente na 3ª terça-feira do mês) 29 de janeiro de 2008 - 26 de fevereiro de 200825 de março de 2008 - 29 de abril de 2008 - 27 de maio de 200824 de junho de 2008 (última reunião desta gestão e limite para inscrição das chapas)29 de julho de 2008 (eleição)Local: Auditório do Conselho Distrital de Saúde Rua Senador Câmara, 372 – Santa CruzContatos com o CCS - 27ª AISPPRESIDENTE: Paulo Mendonça (21) 33170494 – 87869938paulomendonca@realnoticias.com.br1º SECRETÁRIO: Marcelo Machado Esteves (21) 94716639mme_amubua@hotmail.comDIRETORA SOCIAL E DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS: Adalgisa Castro Pereira (21) 31589248 – 99860478 adalgisacastro2005@yahoo.com.br

SEPETIBA BASTA DE ABANDONO



Mobilizado pela Comissão Pró-revitalização da Baía de Sepetiba, moradores do bairro, realizaram no dia 9 de julho um manifesto em protesto ao abandono da Baía, das praias e do bairro.O ato foi a colocação de mais de mil cruzes e uma passeata pela Praia de Sepetiba, simulando o enterro da baía, das praias e do bairro, pelo abandono das autoridades em todos os níveis.Entre os presentes des-tacamos as seguintes lideranças: Sérgio Magno, Paulo Duque Estrada, Sérgio (Rua do Iate), Hayde Vieira, Jorge Salviano, Magali, Maranhão, Luis Tenório, Dr. Miguel Jacob, Eunice Vieira e o Eramos (Lobo do Mar).Nossa redação tomou conhecimento de dois ofícios de teor diferente, em parte dele, emitido pela Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - SERLA, ambos no dia 4 de julho de 2007, encaminhados a Associação de Moradores de Sepetiba ( onde afirma: ... Que o DESASSOREAMENTO DO LODO DA PRAIA DE SEPETIBA, COM RESPECTIVO ENGORDAMENTO COM AREIA, é função da Prefeitura, tendo em vista o convênio de cooperação) e Associação dos Moradores do Alagados (onde diz: “...Que a despoluição e DESASSOREAMENTO DA PRAIA DE SEPETIBA é de responsabilidade da SERLA). Nos dois documentos a SERLA, diz que a questão da coleta e tratamento do esgoto sanitário agora é responsabilidade da prefeitura.

Dr. CLAUDIONOR DE AGUIAR

Uma justa homenagem foi prestada ao Dr. Claudionor de Aguiar, pelo comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar, o Ten. Cel. PM Pedro Paulo da Silva, que concedeu o título de "COMANDANTE HONORÁRIO", ao ilustre advogado e militante comunitário.Emocionado, Dr. Claudionor, agradeceu aos seus pares da OAB, em especial ao presidente da 30ª Subseção (Santa Cruz), Dr. Milton Otan, aos seus familiares e aos amigos presentes e ausentes.Ao agradecer ao Cel. DA SILVA, falou de um policial que temcapacidade, lealdade e compromisso com a missão de assumiu e destacou o brilhantismo do subcomandante da unidade, o Ten. Cel. Pm GASPAR.

ROTARY GUARATIBA inaugurou marco

O - Distrito 4570, que foi Fundado em 31 de maio de 2000, e atualmente tem como presidente a Sra. DILMA NOGUEIRA, inaugurou no dia 11 de agosto, na Avenida das Américas, no trevo conhecido como "Anjos do Rio", o 'MARCO ROTÁRIO", que é utilizado mundialmente para identificar que na região existe uma unidade do clube de serviço.O evento contou com a presença especial do José Nelson Carrozzino Filho, Governador do Distrito 4570 - Rotary International 2007-2008 e sua esposa ROSA MARIA. Além de Rotarianos do Guaratiba e de outros clubes.Na ocasião o Jorge Nogueira, secretário do Rotary Guaratiba, destacou a importância da presença do nosso diretor geral, Paulo Mendonça, que foi um dos fundadores deste clube de serviço na região. E falou: " O Paulo é o principal estimulador para a participação minha e da minha esposa em Rotary... Se fosse o caso de ter um culpado, seria ele... Muito obrigado por estar aqui para nos ajudar a divulgar Rotary...", afirmou Jorge.Membros do Rotary Clube RJ Guaratiba: CLEBES CRUZ DOS NASCIMENTO, DILMA DA CRUZ DE SOUZA NOGUEIRA, ERALDO VALENTE DA SILVA, JORGE LUIZ NOGUEIRA, LUIS OCTAVIO TROMPOWSKY TORRES, MÔNICA FLOSKY MANNO TROMPOWSKY TORRES e ROSÂNGELA ANGÉLICA DUARTE DA SILVA.

28.7.07

O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Reciclar é preciso! O que podemos fazer diante desse problema?

Diariamente a competente equipe da COMLURB, faz a colheta domicilar o lixo que produzimos. Mas em nossa região não existe um programa de colheta seletiva de lixo, o que leva algumas pessoas sem orientação a fazer este trabalho, afim de ter algum ganho, provocando trasntornos ao rascar os sacos plásticos e espalhar o lixo pelas calçadas em busca do que poderá ser vendido.A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e como um processo inexorável, tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...Papel: de 3 a 6 meses; Pano: de 6 meses a 1 ano; Filtro de cigarro: 5 anos; Chiclete: 5 anos; Madeira pintada: 13 anos; Nylon: mais de 30 anos; Plástico: mais de 100 anos; Metal: mais de 100 anos; Borracha: tempo indeterminado;Vidro: 1 milhão de anos.Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.O que pode ser feito: A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor.Embalagens: ao comprar qualquer produto, não utilize várias embalagens (caixa + sacolinha + embrulho + sacolão + fitinha + etc). Não desperdice!Cerca de 50% de todo material descartado como lixo pode ser recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de um novo produto.Quando pensamos na questão do lixo, o mais difícil de equacionar, e o que vai demandar maior pesquisa, é a destinação. Afinal de que adianta separar se não conhecemos o processo como um todo? Para onde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa? Há alternativas? O que fazer com o lixo separado? As alternativas de destinação atuais são ambientalmente satisfatórias? Como poderia melhorar? O que eu posso fazer? Essas são as perguntas que precedem qualquer iniciativa relativa a lixo. Elas devem ser o fio condutor tanto de um trabalho escolar quanto de uma proposta de logística. Afinal, se queremos participar devemos conhecer a fundo o processo de nossa cidade. Essas perguntas nos instrumentalizam para a mudança com os pés no chão.Não existem respostas universais. Dessa forma, não existe um sistema de coleta seletiva que possa ser considerado universal e aplicável a toda e qualquer situação. Cada caso é um caso, cada cidade tem a sua peculiaridade e as questões condicionantes devem ser minuciosamente estudadas antes de escolhermos este ou aquele desenho de logística de coleta seletiva.Precisamos estar preparados para os 4 fatores: quantidade, qualidade, freqüência e forma de pagamento; leis de mercado que muitas vezes inviabilizam a continuidade do programa de coleta seletiva.Atualmente a Cooperativa da Barra consegue juntar 250 toneladas mensais, com uma meta de recolher 400 toneladas de lixo reciclável.Existe vários cursos de artexsanto com garrafas pet, embalagens tetra pak e jornal, além d e campanhas de colheta de latinhas de cervejas e refrigerantes e de garrafas pet, mas isso absorve uma parte deste material.Entre os cursos de artesanato com material reciclado, destacmos em nossa região o INEPE e a companuheira Baiana de Nova Sepetiba.Precisamos nos mobilizar e buscar junto com o poder público uma saída imediata, afim de implementar uma consciência de coleta seletiva em nossa região.Buscamos na Internet informações sobre Cooperativas de Catadores e apenas encontramos o registro de uma em Sepetiba, com a denominação de COOPERCASE PRS-C e não conseguimos localizar o seu endereço para contato.Pesquisa: Paulo Mendonça - dados: lixo.com.br e www.recicloteca.org.br

Chapa REAL AÇÃO foi eleita

A maioria dos membros do Conselho Comunitário de Segurança da 27ª AISP - Área Integrada de Segurança Pública, reconheceu a importância de eleger a chapa REAL AÇÃO para conduzir até julho de 2008 este colegiado.A eleição, que aconteceu em 20 de julho, no auditório do Conselho Distrital de Saúde, Santa Cruz, teve o seguinte resultado: REAL AÇÃO: 32 votos; Totalmente Comunitária: 25 votos e 4 votos em branco.A atuação dos Membros Natos, Ten.Cel. PM DA SILVA (Comandante do 27º BPMERJ) e o Dr. Aguinaldo Ribeiro (Delegado Titular da 36ª Delegacia de Policia), assim como do Ten.Cel. Robson (Coordenador dos Conselhos Comunitários do RJ), do Dr. Marcus Veloso (Assessor do CCS - ISP) e do Cap. PM Renato e da Sargt. PM Sandra, foram vitais para manter a ordem e evitar que pessoas sem escrúpulos tivessem sucesso em suas tentativas de burlar a lei e desrespeitar o regulamento.Está é a nova executiva e comissão de ética do CCS-27ª AISP :Presidente: PAULO MENDONÇA;Vice-Presidente: ADELSON ALÍPIO; 1º Secretário: MARCELO MACHADO ESTEVES; 2º Secretário: F. P. MARANHÃO; Diretora Social e de Assuntos Comunitários: ADALGISA CASTROMEMBROS DA COMISÃO DE ÉTICA:ÀVILA, DUDU e FABIANO

13.7.07

SANTA CRUZ FEZ FESTA PARA VER A TOCHA DOS JOGOS PAN-AMERICANO

Na Vila Olímpica OSCAR SHMITDH, Santa Cruz, desde ás 10 horas da manhã, já estava tomada por crianças, jovens, adultos, eram famílias inteiras que iam chegando para participarem desde importante evento da história do bairro. E por enquanto esperavam eram recepcionados pelos profissionais do "Brincando na Praça", com brinquedos e muita recreação. na quadra da Vila Olímpica aconteceu apresentação de dança e brincadeiras.
Por volta das 14 horas teve início a solenidade para receber a lanterna com o fogo dos jogos que atravessou todo o país e chegou na cidade na Praça XV (centro).
A lanterna foi conduzida inicialmente pelo Vereador Paulo Cerri, que entregou ao Deputado Estadual João Pedro, que levou até o palco e entregou ao Deputado Estadual Rodrigo Dantas que ascendeu a pira.
O atleta ARNALDO OLIVEIRA, que é medalhista olímpico e atualmente é professor no Centro Esportivo Miécimo da Silva, foi o primeiro a conduzir a tocha, que foi saudada com muita emoção pelo público presente na vila e pelas ruas do bairro.
Outro destaque na condução da tocha pelas ruas de Santa Cruz, foi a atleta FABIANA MORAES, que além de ser campeã nos 100 metros com obstáculos, estará participando desda edição dos Jogos do PAN e é esperança de medalha para o Brasil. Ela é nascida em Santa Cruz e é orgulho e fonte de inspiração para muitos jovens.
A tocha foi acompanhada por centenas de ciclistas, que foram coordenados pelo Reinaldo Azevedo.
O evento contou com o brilho de intérpretes, ritimista, baianas, passitas, diretores e componentes do G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz. A banda da Base Aérea de Santa Cruz, executou várias músicas e os hinos da cidade e o Hino Nacional Brasileiro.
Na solenidade destacamos as seguintes autoridades e personalidades: O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Cintra (representou o Prefeito CESAR MAIA), Vereador Carlo Caiado, Genilson (gerente da Vila Olímpica), Vereador Romualdo Boaventura, Deputado Estadual Jorge Babu, Subprefeito Chiquinho Sepetiba, Prof. Billy (Administrador Regional), Professora Gracinha Miller (coordenadora da 10ª CRE), Leila Marino (Coordenação de Saúde), Zé Cocada (Administrador Regional da XVI R.A), Ivan (Cidade das Crianças), Adenil Moreira, Vilma Carvalho (AMUBUA), Edna Lima e Angela (Real Notícias) e Rose Cássia (XIX R.A.). Além de várias diretoras, coordenadoras e professoras da rede municipal, que foram fundamental na organização do evento juntamente com toda a equipe da Vila Olíímpica.

19.6.07

Vila Olímpica de Santa Cruz será primeira anfitriã da Tocha Olímpica do Pan Rio 2007

A Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, será a primeira a receber Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos na Cidade do Rio, no dia 12 de julho, e para celebrar a ocasião a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), começará uma programação esportiva naquele equipamento a partir das 8h da manhã. O evento prosseguirá até o meio-dia, horário previsto para a chegada da tocha no Município.

Projeto Quem Sou Eu?

VAI GARANTIR A TODOS A POSSE DO REGISTRO DE
CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Aproveitando a capacidade mobilizadora do Conselho Tutelar 10, o Desembargador Dr. Ciro Darlan, lançou o projeto, que irá facilitar o registro de nascimento de crianças, adolescentes e adultos (1ª e 2ª via), além do reconhecimento voluntário de paternidade. Bastanto para isso que os interessados preencham o formulário que poderá ser encontrado e devolvido na sede do Conselho Tutelar, Rua Lopes de Moura, 58 - Santa Cruz, NA 10ª CRE (Av. Padre Guilherme Decaminata, Santa Cruz e nas secretarias das escolas municipais e nas CRAS-Urucânia, Rua Alberto V. dos Santos, João XXIII na Rua Eduardo Pinto Vilar, em Paciência na Rua JK, 5 - Divinéia, em Sepetiba Rua Rafael Pereira - Alagados e em Santa Cruz, Rua Lopes de Moura 46. DIA 7 de Julho, dàs 9 às 17 horas, MUTIRÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO GRATUITO - VILA OLÍMPICA OSCAR SCHMIDT - SANTA CRUZ - informações: 31332338 e 33950988

A SECRETARIA DE HABITAÇÃO - CEHAB LANÇOU CAMPANHA DE LEVANTAMENTO DA DEMANDA HABITACIONAL

A Pesquisa de Demanda Habitacional, lançada oficialmente no dia 22/03 pela Secretaria de Estado de Habitação, teve grande repercussão entre a população fluminense. Somente, no dia do lançamento, aproximadamente duas mil pessoas se cadastraram no site da Cehab-RJ.Em nossa região a pesquisa de demanda foi lançada durante o Café da Manhã Comunitário, que é promovido mensalemnte na 27ª AISP - Área Integrada de Segurança Pública, onde comparaceram técnicos da equipe da Secretaria Estadual de Habitação e da CEHAB, entre eles o assessor do Secretário Noel de Carvalho, o sr. Israel Gonçalves.Com a campanha, a meta do governo do Estado é aumentar o número de interessados pela casa própria.O resultado da pesquisa servirá de base para o planejamento da política habitacional do estado. “Queremos saber o perfil das pessoas que querem adquirir a casa própria. Não adianta construirmos imóveis aleatoriamente, precisamos saber onde e em que condições as famílias desejam viver”, afirmou o secretário de Habitação, Noel de Carvalho, que esteve no posto da Central do Brasil, para ver de perto o trabalho. Técnicos da secretaria e Cehab-RJ distribuíam folders explicativos e cartazes para o público.O cadastro, que é permanente, está disponível no site da Cehab através do endereço eletrônico www.cehab.rj.gov.br/demanda . Basta o cidadão acessar o site de qualquer computador ligado à internet e fornecer dados como nome, endereço, CPF, profissão, renda, e o local onde deseja morar. Quem não tiver acesso a computadores, poderá se dirigir a qualquer posto da Cehab-RJ, espalhados por todo o Estado ou ao Centro Administrativo do Governo (ex-Banerjão) – Rua da Ajuda nº 05, Centro, Rio de Janeiro. Outras informações, através da Ouvidoria da companhia – tel. 2299 3355.

SUCESSO DE PARTICIPAÇÃO NA VIII CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA A.P. 5.3

Organizada pelo CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE DA A.P.5.3, acionteceu na FAMA - FACULDADE MACHADO DE ASSIS, Rua Felipe Cardoso, 323 - Santa Cruz, nos dias 15 e 16 de junho, a 8ª Conferência Distrital de Saúde, que , reuniu os diversos segmentos da sociedade civil organizada, através de entidades representativas e autoridades do setor de saúde para reavaliar a situação da área, reformulou diretrizes e redefiniu estratégias, visando alcançar a otimização dos serviços de saúde, mediante a real integração das três esferas de governo e destas com as redes universitárias, filantrópicas e privadas integrantes do SUS na CAP 5.III com a finalidade de resgatar o SUS. Além de ter analisado a Gestão Plena do SUS na região visando a criação de uma rede; Reavaliou o cumprimento das decisões emanadas nas conferências anteriores e escolheu as entidades e instituições que integrarão o Conselho Distrital de Saúde da AP 5III no biênio 2008 e 2010.A conferência é sem sombra de dúvidas o maior evento de discursão das instituições comunitárias de nossa região. Parabéns, a todo a comissão organizadora.No encerramento do evento a emoção falou mais alto e o presidente do Cosnelho Distrital de Saúde da A.P. 5.III e coordenador da Conferência, Adelson Alípio, adiantou a sua intenção de não disputar a eleição no conselho no próximo ano, e disse: "Já dei minha contribuição neste cinco anos de gestão no conselho e pretendo ano que vem estar aqui participando, mas não conduzindo..."O presidente do CODS, Adelson Alípio, que é um incansável, na valorização da participação dos representantes das comunidades e instituições locais, nas decisões do governo em suas três esferas (municipal, estadual e federal), como a única forma de solucionar em definitivo os problemas existentes.Diretrizes aprovadas na VIII Conferência Distrital de Saúde da AP5.III“ Pacto da Saúde é pela vida”Saúde do idoso :1. Instituir atendimento integral de saúde domiciliar ao idoso na AP5.III.2. Reativação do Hospital Geriátrico Eduardo Rabelo e repasse para gerência municipal ;3. Reorganizar a assistência ao idoso para que a unidade de saúde possua 1 Geriatra de Referência visita domiciliar e transportes disponíveis para o idoso frágil.4. Ampliação do SAD para AP5.III 5. Fazer cumprir o estatuto do idosoControle do câncer de colo de útero e de mama6. Implementar um fluxo de referência adequado para reconstrução de mamas .7. Que seja efetivado um hospital de referência para mulheres na zona oeste8. Que seja implantado na AP5.III , referência adequada de patologia cervical ;9. Que seja incluído na pactuação campanha de prevenção do câncer de colo de útero e mama.Redução da mortalidade infantil e materna :10. Garantir a construção de unidade hospitalar materno-infantil na AP5.III 11. Garantir em caráter de urgência a implementação de recursos humanos para atendimento PRE-NATAL nas unidades de saúde da AP5.III 12. Capacitar e sensibilizar a porta de entrada nos hospitais e unidades básicas para um atendimento humanizado a mulher gestante e puerpera .13. Ampliar a assistência materna do hospital Pedro II ,implementado recursos para atendimento de alto-risco.14. Garantir a implementação de banco de leite materno na AP5.IIIFortalecimento da capacidade de resposta as doenças emergenciais e endemias com ênfase na Dengue / Hanseníase / Tuberculose / Malária e Influenza.15. Fortalecer as equipes de controle de vetores , garantindo condições físicas e materiais .16. Intensificar a campanha de detecção da Hanseníase e Tuberculose na AP5.III .17.Promoção de saúde com ênfase na atividade física regular e alimentação saudável:• Sem Proposta.Fortalecimento da atenção básica.18. Manter na íntegra o texto do pacto no que diz respeito ao item do fortalecimento da atenção básica.O fluxo de rede de assistência na AP5III19. Divulgação dos serviços e exames oferecidos pelas unidades básicas de saúde.20. Criação de um de um laboratório e um centro de diagnóstico histopatológico.21. Informatizar as unidades de saúde.22. Mais integração do HPII com a rede Municipal.23. Garantir que o atendimento ao usuário, para as especialidades básicas e prioritárias seja realizado na área, independente de ser da esfera Municipal ou Estadual.24. Garantir que os exames de baixo custo sejam realizados nas áreas, independente de ser da esfera Municipal ou Estadual.25. Central de regulação de ambulância única entre o Estado e o Município para a realização de exames e atendimento dos casos de maior complexidade fora da área abrangência da AP 5.3.26. Treinamento e capacitação permanente dos profissionais com estabelecimento dos protocolos de atendimento a serem seguidos e cumpridos;27. Definir conjuntamente com municípios vizinhos as suas responsabilidades;28. Valorização da política nacional de humanização para porta de entrada e saída dos serviços prestados;29. Cumprimento da cartinha do direito e deveres dos usuários;30. Agilizar conforme prioridade de urgência o resultado de exames;31. Melhoria do fluxo interno de informações das unidades;32. Aumentar o número de unidade de Pronto atendimento;Resgatando o SUS através do Controle Social ações e funções33. Propõe capacitar melhores os conselheiros através de curso de capacitação e educação permanente sobre o que é o controle Social e o SUS para exercer melhores suas funções.34. Manter e ampliar o trabalho hoje feito pelo Conselho de ajuda as Instituições a adequar documentalmente para participar do Conselho Distrital de Saúde.35. Criar uma Comissão itinerante “Ouvidoria”, não fiscalizadora de voluntários dentro da própria Comunidade para visitar as unidades de Saúde dentro destas, para descobrir as necessidades e carências, ouvir e esclarecer aos usuários seus direitos e deveres através, de cartilhas esclarecedoras do que é o SUS.36. Transformar espaços nas Associações de Moradores e outros, eventos Sociais nas Comunidades, para trabalhar com profissionais capacitados para informar sobre prevenção a doenças.Ex: DST, HIV, Gravidez precoce, Tabaco, Consumo excessivo de álcool, etc.37. Uma vez por mês reunir profissionais de saúde da área, entidades representativas locais, outras instituições, para discutir problemas inerentes.38. Fortalecer as entidades representativas que possam exercer legalmente seu papel junto a Comunidade, tornando-o um “Agente Multiplicador”. a. Através de reuniões com as lideranças ( NÃO CONSELHEIRAS ), levar informações para torná-los um agente transformador. b. Através da participação do diagnostico de Saúde do seu Distrito, para elaboração e implementação de ações.c. Através de concepção de Saúde como qualidade de vida, estimular a participação dos diversos segmentos (ESPORTE E LAZER, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, SMAS. etc).A Inserção de Recursos Humanos na A. P.5.339. Implantação imediata do PCCS;40. Garantir a validade do Decreto de permanência do profissional por 05 anos na Área Programática escolhida, quando do concurso;41. Inserção de mais especialidades na A.P.5., para que o usuário não tenha que deslocar-se para outras A.P.s (Angiologia, Urologia, Ortopedia, Nefrologia, etc.);42. Extensão da Gratificação de risco social nas Unidades da A.P.5.3;43. Humanização do ambiente de trabalho nas Unidades. Ou seja, espaço físico adequado, maior comunicação entre gestores e profissionais, de todos os níveis;44. Que o Governo do Estado/e ou Federal viabilize uma Universidade e Escola Técnica Pública (que contemple a área da saúde), para formação dos moradores da A.P.5.

22.3.07

Formada Comissão de Saneamento para Zona Oeste

Por iniciativa do vereador Carlo Caiado (PFL), que apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal a resolução n° 1053/2007, foi criada no fim da tarde de 21/3 a Comissão Especial Saneamento da Zona Oeste cujo objetivo é acompanhar as obras de implantação do saneamento básico desta região, tanto do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, quanto às obras decorrentes de convênio da Prefeitura com a CEF.

Caiado, que será o presidente da Comissão, espera como resultado a garantia dos prazos de conclusão das obras, bem como viabilizar um atendimento permanente aos cerca de 1,5 milhão de moradores (divididos em 20 bairros da Zona Oeste) beneficiados com as intervenções, através de reuniões e audiências públicas de forma periódica.

Como início da atuação da Prefeitura, com o total apoio de Caiado, serão implantadas as redes de drenagem e esgoto sanitário em Sepetiba, com um investimento de R$ 75 milhões. Entre as intervenções previstas no Programa de Saneamento Integrado do Bairro de Sepetiba, estão a implantação de 49 quilômetros de rede coletora de esgoto e 28 quilômetros de drenagem pluvial, além de Estação de Tratamento de Esgoto, duas elevatórias e a implantação da linha tronco de esgotamento sanitário.

Para o vereador Carlo Caiado "a questão do saneamento na Zona Oeste, sempre ignorada em governos anteriores, será a partir deste momento levada adiante pela Prefeitura, gestora do Programa. Assumo o compromisso com a população da Zona Oeste de que serei um fiscal implacável desta importante ação de cidadania para a região".

Fazem parte também desta comissão os vereadores Dr. Jairinho, Lucinha, Theo Silva e Romualdo Boaventura.

27.2.07

ROMUALDO BOAVENTURA retornou a Câmara dos Vereadores


UM IMPORTANTE REFORÇO NA REPRESENTAÇÃO DO GRUPO POLÍTICO DO PREFEITO CESAR MAIA E DA ZONA OESTE NO LEGISLATIVO CARIOCA
O retorno de ROMUALDO BOAVENTURA (foto), a cadeira de Vereador da Cidade do Rio de Janeiro, é o reforço que nossa região estava precisando para conquistar mais investimentos, principalmente porque Romualdo é um político que respeita as suas raízes e tem um total envolvimento com a luta por melhoria da qualidade de vida em nossa região. Além é claro de contar com grande prestígio junto ao grupo político do Prefeito CESAR MAIA e já ter demonstrado sua lealdade ao líder e seu comprometimento com maiores investimentos da Prefeitura nos bairros da Zona Oeste.
Vale lembrar que o Vereador ROMUALDO BOAVENTURA, al´me de uma atuação legislativa séria, é o responsável pela conquista das obras de urbanização do entorno da Igreja de Nossa Senhora do Desterro e as obras de ampliação do túnel de travesia de pedestre e a implantasção do Calçadão do lado da Rua Campo Grande, além de muitas outras benfeitorias em comunidades de Sepetiba, Santa Cruz, Inhoaiba, Paciência, Kosmos e Campo Grande.
Outro interessante aspecto do mandato do Romualdo Boaventura, é a sua participação direta com as comunidades e o apoio aos eventos populares e as organizações comunitárias de nossa região, entre elas:- A realização do Campeonato de Futebol Amador de Santa Cruz; - A criação da Liga Esportiva da Zona Oeste; - A inclusão da Festa de São Jorge - Largo do Bodegão no calendário oficial da Cidade do Rio de Janeiro, inclusive possibilitando a solicitação de verba da Prefeitura para a realização do evento. Além de apoio a realização de vários evnetos esportivos, de artes marciais, religiosos e comunitários.

22.2.07

COORDENADOR DE SAÚDE PERDE NA JUSTIÇA



O ex-Coordenador de Saúde da AP 5.3, atual Coordenador de Saúde da AP 5.2, Enfermeiro José Carlos Dias Bicaco, perdeu Ação Indenizatória, que impetrou pedindo R$ 14.000,00 (quatorze mil reais) a título de possibilidade de ter sofrido danos morais, causado pela publicação feita pelo Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III.



reprodução da sentença: (Projeto de sentença)

PROCESSO: 2006.800.169092-1
REU: ADELSON ALIPIO
REU : JORNAL VITRINE - ZONA OESTE
PROJETO DE SENTENCA
DISPENSADO O RELATORIO NOS TERMOS DO ARTIGO 38 DA LEI 9.099/95. PASSO A DECIDIR. O AUTOR ALEGA QUE FORAM PUBLICADAS NO JORNAL VITRINE, SEGUNDO REU, AFIRMATIVAS CALUNIOSAS, FEITAS PELO PRIMEIRO REU, COM RELACAO AO CARGO QUE OCUPA JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE. RESSALTA QUE, A CITADA PUBLICACAO CAUSOU INUMEROS TRANSTORNOS PESSOAIS, BEM COMO COM RELACAO AO SERVICO QUE SE COMPROMETEU EXECUTAR COMO COORDENADOR DE SAUDE DA REGIAO. ASSIM, REQUER A CONDENACAO DOS REUS AO DEVER DE INDENIZAR PELOS DANOS MORAIS CAUSADOS.REGULARMENTE CITADO, O PRIMEIRO REU NAO COMPARECEU NA AUDIENCIA DE CONCILIACAO, RAZAO PELA QUAL DECRETO A SUA REVELIA. EM CONSEQUENCIA, OS FATOS NARRADOS NA INICIAL PRESUMEM-SE VERDADEIROS, NOS TERMOS DO ARTIGO 20, DA LEI 9.099/95 C/C ARTIGO 319 DO CPC. NO ENTANTO, A REFERIDA PRESUNCAO NAO INDUZ NECESSARIAMENTE A PROCEDENCIA DO PEDIDO, SENDO NECESSARIO PARA TANTO SER ANALISADO O FATO, A NORMA E O DIREITO. EM CONTESTACAO O SEGUNDO REU NEGOU QUE OS FATOS TENHAM ACONTECIDO CONFORME CONSTA DA INICIAL, INFORMANDO QUE O JORNAL VITRINE NAO TEM QUALQUER COMPROMETIMENTO COM COLUNAS INDEPENDENTES, TAL QUAL OCORRE COM A DIRIGIDA A QUESTAO DA SAUDE, BEM COMO QUE NAO FORAM PUBLICADAS INVERDADES OU AFIRMATIVAS TENDENTES A FERIR A HONRA DO AUTOR, PUGNANDO PELA IMPROCEDENCIA DO PEDIDO AUTORAL. AS REPORTAGENS APRESENTADAS EM AUDIENCIA PELAS PARTES SOMENTE COMPROVAM QUE AS CRITICAS E AFIRMATIVAS QUE ENVOLVEM O NOME DO AUTOR NAO SAO DIRIGIDAS A CAUSAR-LHE QUALQUER OFENSA OU DANO DE ORDEM PESSOAL, MAS SIM VOLTADAS A FORMA COMO O CARGO PUBLICO POR ELE OCUPADO VEM SE POSICIONADO NA QUESTAO DA SAUDE NA REGIAO. ASSIM, NAO SE VISLUMBRA VEROSSIMILHANCA NAS ALEGACOES FORMULADAS PELA PARTE AUTORA. O FATO QUE MOTIVOU A PRETENSAO AUTORAL ENCONTRA FUNDAMENTO EM REPORTAGEM PUBLICADA EM PERIODICO DA REGIAO OESTE ONDE SAO FEITAS CRITICAS AO SERVICO DE SAUDE PUBLICA PRESTADO NO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, NAO VISANDO ATINGIR OBJETIVAMENTE A PESSOA DO COORDENADOR DE SAUDE OU A CAUSAR-LHE TRANSTORNOS QUE ULTRAPASSEM O CARGO PUBLICO OCUPADO. QUE A SITUACAO DA SAUDE PUBLICA EM NOSSO MUNICIPIO E CAOTICA E FATO NOTORIO. QUE CRITICAS SAO DIARIAMENTE REALIZADAS, TODOS SABEMOS. DESTA FORMA, ENTENDO QUE NAO HA QUE SE COGITAR A OCORRENCIA DE DANOS MORAIS, NAO TENDO A COLUNA REDIGIDA PELO PRIMEIRO REU E PUBLICADA PELO SEGUNDO O CONDAO DE ATINGIR OS DIREITOS DA PERSONALIDADE DO AUTOR, MAS SIM EXPOR A INSATISFACAO DOS CIDADAOS COM O DESCASO QUE OS GOVERNOS VEM TRATANDO A SAUDE PUBLICA. DIANTE DO EXPOSTO, JULGO IMPROCEDENTE OS PEDIDOS, NOS TERMOS DO ARTIGO 269, INCISO I, DO CODIGO DE PROCESSO CIVIL, EXTINGUINDO O PROCESSO COM ANALISE DO MERITO. SEM CUSTAS E HONORARIOS DE SUCUMBENCIA, NOS TERMOS DO ARTIGO 55 DA LEI 9.099/95. PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. INTIMEM-SE. CERTIFICADO O TRANSITO EM JULGADO, DE-SE BAIXA E ARQUIVEM-SE.SUBMETO A PRESENTE SENTENCA A MM. DR.ª JUIZA DE DIREITO, ERICA BATISTA DE CASTRO, PARA CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO ARTIGO 40 DA LEI Nº. 9099/95. RIO DE JANEIRO, 23 DE JANEIRO DE 2007.LIANA FERNANDES DE JESUSJUIZA LEIGAHOMOLOGO POR SENTENCA A DECISAO PROLATADA PELO(A) DR.(A). JUIZ(A) LEIGO(A), DE ACORDO COM A LEI 4578/05 E RESOLUCAO 08/05 DO EGREGIO ORGAO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. OUTROSSIM, JULGO EXTINTO O PROCESSO, NA FORMA DECIDIDA PELO(A) DR.(A). JUIZ(A) LEIGO(A). SEM CUSTAS E HONORARIOS NA FORMA DA LEI. CERTIFICADO O TRANSITO EM JULGADO E CUMPRIDAS AS FORMALIDADES LEGAIS, DE-SE BAIXA E ARQUIVEM-SE. P. R. I.
RIO DE JANEIRO, 23 DE JANEIRO DE 2007.
ERICA BATISTA DE CASTRO JUIZA DE DIREITO

COORDENADOR CONTRA CONTROLE SOCIAL
Sempre acreditei no meu trabalho, tenho muitas duvidas de vários órgãos e instituições, contudo no Poder Judiciário não podemos ter dúvidas a respeito da capacidade dos juízes compreenderem o papel do Controle Social, no nosso caso dos Conselhos, seus componentes e a interpretação da Lei Federal nº 8142/90.
Caso o Poder Judiciário, condena-se um Conselheiro, que trabalha gratuitamente, considerado um serviço prestado de relevância pública, cumprindo o seu dever regimental seria uma injustiça, causando desmoralização para o Controle Social, agravado quando este cidadão representa um colegiado, legalmente constituído, através da Lei Municipal 2011/93.
Estou satisfeito com a sentença do Egrégio Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Esperamos, que esta decisão do Poder Judiciário colabore para que algumas autoridades públicas entendam qual é o papel dos Conselheiros.
Acreditamos também que este ato do Coordenador não obteve conhecimento nem autorização da Secretaria Municipal de Saúde.

Nota: Matéria publicada na edição impressa do REAL, na Coluna SAÚDE NA REAL, que tem como titular o presidente do Conselho Distrital de Saúde de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, ADELSON ALÍPIO.

15.1.07

PITZZARIA BRASIL
MISÉRIA LÍCITA X ENRIQUECIMENTO ILÍCITOAS
“RAPOSAS NO GALINHEIRO”!

Dezembro/2006
Que NAÇÃO é esta? Tenho certeza de que não foi em um País como este, em que o povo tenta sobreviver atualmente, “a duras penas”, foi aquele onde nasci, me criei, estudei... (sempre muito longe de – excelente – porém, muitíssimo melhor). Pelo menos havia muito respeito e muito cuidado na preservação da honra! (por respeito, principalmente, ao sobrenome e à própria FAMÍLIA!)Acorda gente!!! Vivemos, desde sempre, em uma DITADURA CIVIL disfarçada, subseqüente à MILITAR!Onde está o respeito aos direitos dos cidadãos de se mobilizarem para reclamar, já indignados, revoltados por todo o desrespeito por parte dos “donos do poder”? Nas ruas, até contra a LIBERDADE DE IMPRENSA, tanto na proibição de entrarem em Órgãos Públicos(!!!), quanto violenta agressão nas ruas e tentativa de tomarem os instrumentos de trabalho dos repórteres, até mesmo ferindo aqueles que trabalham honestamente e até quebrando seus instrumentos de trabalho!!!Nessas horas há todo um aparato militar para coibir a veleidade do povo em reivindicar e exigir seus direitos!!!Por que PIZZARIA? Porque tudo, lá no CIRCO DO TERROR (ex Ilha da Fantasia!), termina em pitzza não é? E não fui eu quem inventou! E, em tempo, existe todo um efeito dominó, não é? Contaminação geral!!!Quanto à segunda assertiva, nem é necessário explicar, é só prestar um mínimo de atenção! Até trabalho escravo, de adultos e de crianças!!!Agora, a terceira, eu acho fantástica! Se não, vejamos, com referência aos cargos eletivos, mas, principalmente, a todos os legislativos:1. são eles que “fazem” as leis;2. e só “trabalham” em benefício próprio. São rapidíssimos, eficientíssimos nisso!,3. quando o assunto não lhes interessa ou pode constituir “perigo” para eles, ou é engavetado ou rasgado ou até... (usem a imaginação),4. são mentirosos, cínicos, irresponsáveis, corruptos, desonestos etc. etc. etc.5. conseguiram transformar um cargo de representação ( tal como: conselhos, associações etc.) com duração de 4 anos, em profissão!!!,Creio não ser necessário me estender mais. Quem não conhece o assunto?Se vergonha tivessem, receberiam apenas “jetons” pelo exercício da função eventual e passageira, porém...1. recebem altíssimos salários para nada de aproveitável fazerem,2. o que fazem é se locupletarem do “emprego” que, em época de campanhas são eficientíssimos, - para correr atrás da eleição ou reeleição (votos dos incautos),3. tornaram os cargos vitalícios e até hereditários!!!,4. não bastando todas as “benesses” com que se agraciam, ainda, 13º, 14º e 15º salários, aposentadoria aos 8 anos, pobrezinhos!!!!!!,5. e as “férias”, e os recessos – não, juro que não é piada!!!E, por fim, esta vergonha maior que, por ausência total de moral, de ética, de caráter, de todos os princípios que são obrigatórios em um verdadeiro CIDADÃO, escarraram mais uma vez na “cara” de todos nós, cidadãos trabalhadores (de fato) brasileiros.Mais de 90% de aumento dos “paupérrimos” salários!!!!! Ah! Gente!!! Por certo mereciam voz de prisão, não é?Na verdade a JUSTIÇA cumpriu o seu papel e foram obrigados a voltar atrás, mas ficaram muito revoltados!!!É claro que se salvam alguns, porém, são “engolidos” pelas “feras”! E que “FERAS”!Porém, há um detalhe importante que não pode ser esquecido – omissão também é crime!!!E então eu lembro o Carnaval – ‘SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM MEU IRMÃO”! Esta é p’ra rir... ...p’ra não chorar!

Professora Adalgisa Castro, especialista em Cidadania e Política.
CONHEÇA O LINK CIDADANIA, na edição on line do REAL, em: www.realnoticias.com.br
2007 TRAZENDO O ENTENDIMENTO NA SAÚDE EM NOSSA REGIÃO

A nomeação da nossa colega Assistente Social Leila Maria Moreira Rangel Marino (foto acima), para coordenar as unidades do Governo Municipal na Área Programática AP 5.3 – Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, trazendo com ela o antigo coordenador da AP 5.2 – Dr. Pedro José Bello Gomes (foto) para Direção do Centro Municipal Linconl de Freitas Filho e também a vinda do novo Diretor do Hospital Estadual Pedro II – Dr, Luiz Gustavo Nunes da Silva (foto da mesa, de preto). Foi com grande alegria e satisfação que recebemos os novos condutores da saúde na região, já iniciamos o ano com o pé direito.Será que essas pessoas vem com uma varinha mágica e todas as dificuldades serão resolvidas? Claro que não! Essas pessoas são técnicos capacitados e existe entre eles um comprometimento com o Sistema Único de Saúde. Esses profissionais possuem respeito pelo trabalho desenvolvido no Controle Social e possuem facilidade de comunicação com as lideranças comunitárias e seus companheiros.Construindo o entendimento prático na região, foi realizado um almoço dia 05 de janeiro de 2007 para apresentação desses titulares da saúde na qual participarão também: Dr Luiz Gandelman, Diretor da Casa de Saúde República Croácia, Sr. Otavio Martins de Carvalho, Nelson Ferreira Duque – Administradores da Casa de Saúde República Croácia, Drª Deise Ferreira da Silva e Drª Ediana Cabral Nazar – Diretoras da Clinica Palmeiras, Enfº Gilson Clementino – Diretor de Enfermagem do Hospital Estadual Pedro II, Enfª Sônia Aquilino – Diretora da unidade 24h. Posto de Saúde João Batista Chagas, Sr. Getúlio Gomes da Rocha - 1º Secretário do CODS AP 5.III e Marli Marinho – Membro da Executiva do Conselho Municipal do Rio de Janeiro. Foi um almoço informal apenas para que todos pudéssemos, saber pessoalmente com quem poderíamos contar para resolver algumas dificuldades momentâneas e logo todos chegamos a um acordo da volta de nossa Mesa de Negociação do SUS, que tem como objetivo discutirmos os nossos problemas e se podemos ameniza-los utilizando os próprios recursos técnicos e estruturais da região.

Publicado na edição impressa do Jornal REAL Notícias, na coluna SAÚDE NA REAL, que tem como tirular ADELSON ALÍPIO e na edição on line do REAL em www.realnoticias.com.br

S.O.S MULHER

24 horas a disposição

O serviço de assistência médica, psicólogica e social à mulher vítima de violência (acima de 12 anos de idade), que foi implementado e é coordenado pelo ginecologista e obstetra, Dr. Moisés Rechtman (foto), com atendimento no Hospital Estadual Pedro II, é formado por uma dedicada e competente equipe com 8 médicos, 6 auxiliares de enfermagem, 1 secretária, 2 psicólogas, 2 assistentes socias, que se refezam no aten-dimento 24 horas, todos os dias da semana. O S.O.S Mulher, que é um órgão da Secretaria de Estado de Saúde, ainda não fun-ciona de forma plena, por falta de una linha telefõnica direta, de com-putador adequado e em rede com o sistema de proteção a mulher vítima de violência doméstica e/ou sexual e uma viatura para transporte.

DR. SÉRGIO CÔRTES NO HOSPITAL PEDRO II

No dia 06 de janeiro de 2007, esteve no Hospital Estadual Pedro II o Secretário Estadual de Saúde Dr. Sérgio Côrtes, acompanhado de sua equipe técnica: Drª Fabiane Gil, Dr. Cesar Romero – Assessoria e do Superintendente Dr. Mario Bueno.
O Secretário, visitou os seguintes setores: CTI, Almoxarifado, Pessoal, Laboratório, Farmácia, Queimados, Pediatria, Trauma, Imagem, CEAMA, odontologia, Neonatal, Semi Intensivo e as instalações do futuro setor de CTI Pediátrico, que estamos aguardando a quase três anos, faltando apenas boa vontade para funcionar, já que o serviço necessário depende de contratação de pessoal especializado e alguns equipamentos.
Até a presente data o condutor máximo da saúde nas unidades do Governo Estadual não decepcionou as expectativas do Controle Social, sabemos que existem grupos de pessoas que detinham poder e ganhos financeiros e hoje se sentem prejudicadas por sua postura administrativa e torcendo para que seus atos não melhore a condição do profissional e principalmente que o usuário não seja beneficiado.
Pedimos sim, que o Secretário faça mudanças profundas e radicais na gestão de todos os setores e unidades da saúde estadual, esperamos mudanças na Escola de Enfermagem Isabel dos Santos, Vigilância Sanitária, Recursos Humanos , etc.
Queremos, que o Hospital Pedro II, esteja pronto para os casos de urgência e emergência. Esta unidade atende uma região enorme e calculamos uma população de mais de um milhão de habitantes.
Na qualidade de Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.III, fiquei satisfeito com a vinda do Secretário e sua equipe, foi feito levantamento das necessidades da unidade e hoje é só acompanharmos as mudanças esperadas.
Parabenizo a nova equipe do Hospital Estadual Pedro II, que fizeram questão de acompanhar o Secretário: Dr. Luiz Gustavo Nunes da Silva – Diretor Geral, Srtª Marcia Aparecida Leira Oliveira, Sr. José Maurício Duarte Fontes – Assessores da Direção, Dr. Jorge André Linhares de Alemeira – Diretor da Divisão Médica, Maria das Graças da Silva de Sant’ana – Administradora, Sr. Leopoldo de Oliveira – Coordenador Geral Administrativo, Enfª Gilson Clementino Hanszman – Chefe de Enfermagem, Dr. Zamir Ciraldo Nicolau Jorge – Chefe de Cirurgia Geral, Sr. Paulo Jorge Guerra – Chefe do Almoxarifado e não podia faltar o homem que há anos faz o possível e o impossível para dar condições físicas estruturais ao prédio, Sr. Ednaldo Martins de Oliveira (Passarinho).

publicado na edição impressa do REAL NOTÍCIAS, na coluna SAÚDE NA REAL, que tem como titular, ADELSON ALÍPIO.